Pesquisadores encontram malware que capta informações pelo brilho da tela
Créditos: Engadget

Pesquisadores encontram malware que capta informações pelo brilho da tela

O vírus é instalado no computador de forma offline e consegue informações confidenciais

Todos sabem os métodos mais convencionais de ter o seu computador invadido por hackers, mas sempre há novas maneiras surgindo. Uma delas muito diferente foi proposta por alguns cientistas de Israel. Alguns pesquisadores conseguiram obter informações de um computador usando apenas um brilho de LED da tela.

A pesquisa desenvolvida mostra que, apenas alterando o brilho da tela de seu computador, é possível ter acesso a uma quantidade de dados, até mesmo confidenciais, que estão sendo armazenados em seus arquivos. Quem fez a descoberta foram pesquisadores da Universidade Ben Gurion, em Israel.

O malware instalado - sem ser de forma online, pela nuvem, mas sim por uma unidade física, como um pendrive -, codifica as informações coletadas por brilho da tela. Isso é feito com um fluxo de bytes, que modula-as como sinais do código binário, '1' e '0'. Esse código armazena a informação, que é codificada posteriormente, dando assim, acesso aos seus arquivos.

Há diferentes formas de obter informações de equipamentos eletrônicos, sem precisar estar conectado à uma rede. Algumas delas, além da captação da luz da tela, são também pelo calor, som, frequências de rádio ou ondas ultrassônicas, entre outras.

30/01/2020 às 16:23
Notícia

Malware usa medo do Coronavírus como isca para infectar PCs d...

Criminosos estão enviando mensagens de email com anexos contendo supostas informações e orientações s...

Muitas vezes essas técnicas pouco convencionais são consideradas apenas teóricas, sendo esquecidas por muitos especialistas . Isso é muito importante para sistemas complexos, que armazenam dados importantes de usuário e que uma invasão pode significar perdas enormes.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores conseguiram demonstrar um grande exemplo de como essas "teorias" podem ser usadas na prática e resultar em desconfortos para os usuários. O vídeo abaixo explica como é a ação do malware em um computador:

Via: Engadget Fonte: The Hacker News
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.