Créditos: NASA

Lançada em 2018, a sonda solar Parker atingiu uma velocidade de 393.044 km/h

A sonda solar Parker da NASA bateu recentemente seu próprio recorde como o objeto mais rápido já criado por humanos. A sonda, lançada em agosto de 2018, foi construída para suportar as temperaturas escaldantes da atmosfera externa do sol e assim desvendar alguns de seus mistérios. Um conjunto de quatro instrumentos a bordo ajudará os cientistas a entender como a coroa solar e o vento solar afetam a Terra e o resto do nosso sistema solar.

A sonda Parker também está em uma órbita ao redor do Sol que a faz viajar muito rápido e chegar perto o suficiente para "tocar" o Sol. Ela bateu seus próprios recordes de velocidade e proximidade com o Sol, de acordo com o controle da missão no Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins durante seu sobrevoo em 29 de janeiro.

30/01/2020 às 08:58

Telescópio Solar Inouye revela imagens mais detalhadas da sup...

Telescópio utiliza um espelho de 4 metros — o maior do mundo para um telescópio solar

O sobrevoo foi a quarta aproximação da sonda ao Sol ("periélio") e nas primeiras horas de 1º de fevereiro, a espaçonave do tamanho de um carro transmitiu de volta um sinal de "status A" para a Terra, o melhor dos quatro sinais possíveis. Basicamente, a sonda Parker enviou uma mensagem para a Terra dizendo "Eu sobrevivi."

A sonda solar Parker estabeleceu dois recordes em novembro de 2018:

- Objeto mais rápido criado por humanos: 247.000 km/h
- Nave espacial mais próxima do Sol: 42,7 milhões de quilômetros

Mas agora estes recordes foram superados. Os novos recordes são:

- Objeto mais rápido criado por humanos: 393.044 km/h
- Nave espacial mais próxima do Sol: 18,6 milhões de quilômetros

Até 2024, quando chegará ainda mais perto do Sol, a sonda Parker continuará quebrando seus próprios recordes. Protegida por um avançado escudo térmico, a sonda chegará a 6,9 milhões de quilômetros da "superfície" do sol.

Sonda da NASA é o objeto mais rápido já criado por humanos

Em dezembro de 2019, o primeiro lote de dados da sonda Parker foi publicado na prestigiada revista Nature, que destacou as descobertas relacionadas ao campo magnético do Sol e ao vento solar.

No final de janeiro de 2020, o telescópio solar Daniel K. Inouye, localizado em Maui, capturou as imagens mais detalhadas da superfície Sol até hoje. O telescópio, que está bem mais longe do Sol do que a sonda Parker da NASA, é o telescópio solar mais poderoso já construído. Ele deve entrar completamente em operação em julho.

No próximo dia 9 de fevereiro, a Agência Espacial Europeia lançará a sonda Solar Orbiter. Essa nave não chegará tão perto do sol quanto a sonda Parker, mas ajudará a melhorar nossa compreensão de como a estrela afeta nosso sistema solar.

Fonte: CNet