Créditos: Denis Shiryaev

Filme dos irmãos Lumière de 1896 ganha versão em 4K graças a IA

Curta com menos de um minuto ajudou a dar vida ao cinema

Ao mesmo tempo que a inteligência artificial pode ser aplicada em vídeos para produzir deepfakes e espalhar desinformação, a tecnologia também é utilizada para fins culturais. Este é o caso de uma rede neural criada por Denis Shiryaev, que conseguiu trazer um filme de 1896 à modernidade usando upscaling para adaptar a obra para resolução 4K e 60 frames por segundo.

Em seu canal do YouTube, Shiryaev publicou uma versão atualizada de "A chegada do trem na estação'', filme com menos de um minuto criado por Louis Lumière e Auguste Lumière, precursores do cinema, em 1896. A produção pode ser vista no topo da publicação, enquanto a versão original está disponível abaixo:

O vídeo mantém a essência da produção original, mas utiliza o poder da inteligência artificial para fazer o upscaling da resolução para Ultra HD e também aumentar a contagem de quadros para 60 frames por segundo. Como é possível ver, a nova edição de  "A chegada do trem na estação'' possui certos artefatos por causa das alterações, mas o resultado como um todo ainda é bastante surpreendente.

O trabalho realizado por Denis Shiryaev é só mais um exemplo de como as redes neurais podem ser utilizadas para adaptar obras de arte para o mundo moderno. Segundo ressalta o Gizmodo, também já existem inteligências artificiais que são capazes de ajudar na colorização de fotos, como mostrado no vídeo abaixo.

Outra aplicação do deep learning para fins artísticos que merece atenção é um experimento da Nvidia chamado GauGAN, que pode ser utilizado de graça na internet. A tecnologia consegue pegar rabiscos feitos pelo usuário e transformá-la em imagens.

Fonte: Gizmodo
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O fim do CANAL do RATO BORRACHUDO e o Dilema das Redes Sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.