Nova tecnologia de superfície do MIT pode melhorar o sinal do Wi-Fi em até 10 vezes
Créditos: Tech Explorist

Nova tecnologia de superfície do MIT pode melhorar o sinal do Wi-Fi em até 10 vezes

RFocus é uma "superfície inteligente" para ajudar dispositivos conectados

O tamanho reduzido de nossos dispositivos móveis, como celulares, tablets e tantos outros pequenos gadgets cada vez mais conectados, representa um desafio para a indústria continuar melhorando e evoluindo suas performances em diferentes aspectos, principalmente no sinal de rádio, que usamos para a internet sem fio, o famoso Wi-Fi. Nossos aparelhos de pequeno tamanho não têm espaço para antenas de melhor qualidade ou mais antenas, então foi pensando nisso que alguns pesquisadores do MIT (Massachussetts Institute of Technology) começaram a trabalhar numa solução chamada RFocus.

O RFocus é o que os seus criadores chamam de uma "superfície inteligente". É uma placa com minúsculas antenas (mais de 3.000) organizadas para melhorar o sinal do Wi-Fi na sua casa, seja indo para o dispositivo ou saindo do dispositivo. A ideia é tirar a necessidade de colocar mais antenas - ou maiores - no aparelho, e colocá-las no meio do caminho para aproveitar da tecnologia de beamforming para melhorar muito o sinal. E melhorar muito mesmo - testes iniciais do RFocus mostraram que o sinal do rádio melhorou em até 10 vezes usando a tecnologia.

04/01/2020 às 13:05
Notícia

Wi-Fi 6 deve alcançar a banda de 6GHz em breve, ganhando o no...

Espectro deve ser regularizado neste ano, com dispositivos adotando a tecnologia em seguida

Beamforming, ou formação de feixes, é uma técnica de processamento do sinal do Wi-Fi que potencializa sua qualidade para o dispositivo receptor. A tecnologia não é nenhuma novidade, mas o tamanho reduzido de celulares e outros dispositivos conectados modernos impossibilitam usar a técnica colocando as antenas diretamente neles. A ideia do RFocus é um dia se tornar um produto como um "fino papel de parede" que as pessoas poderão comprar e aplicar em suas casas, melhorando o sinal do Wi-Fi lá dentro sem precisar fazer mais nada.

A ideia dos pesquisadores é criar uma solução que seja barata e sem a necessidade de passar cabos em sua instalação, para que o produto realmente se torne popular. Mas, por enquanto, ainda estamos na fase de protótipo e ainda vai um bom tempo antes do RFocus se tornar algo que poderíamos ver em alguma loja.

Fonte: Engadget
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.