União Europeia vota para a escolha de um único padrão de cabo para celulares
Créditos: Parlamento Europeu

União Europeia vota para a escolha de um único padrão de cabo para celulares

Por 582 votos a 40, legisladores decidiram que futuras gerações deverão ter os mesmos conectores das antigas

Os legisladores da União Europeia votaram a favor de que seja escolhido um padrão de cabo único para dispositivos móveis dentro do bloco econômico. Por uma ampla maioria de 582 a 40 votos, os membros do Parlamento decidiram que desejam que a Comissão Europeia crie uma lei que impeça as fabricantes de obrigarem os consumidores a comprar um novo carregador cada vez que trocam  de smartphones.

27/01/2020 às 10:44
Notícia

Apple recusa solicitação da União Europeia por padrão único d...

A empresa alega que o ônus aos fabricantes por padronizar carregadores chegaria a 1,5 bilhão de euros.

Como explica o site Engadget, a Comissão agora tem um prazo curto para a criação da legislação, já que o Parlamento deseja que isso seja feito no máximo até julho de 2020. Enquanto isso, os legisladores também pediram para a equipe da Comissão Europeia começar a pensar em padrões de carregamento sem fio e em maneiras de reduzir o desperdício e a poluição causada por eletrônicos jogados fora.

Além disso, os membros do Parlamento decidiram que é necessário que o corpo encontre maneiras de permitir que a União Europeia consiga coletar e reciclar mais cabos e carregadores. "Existe uma necessidade urgente de ação regulatória da União Europeia", diz um comunicado oficial do Parlamento Europeu.

Os legisladores não deixar explícito qual padrão de conector as empresas deverão adotar para cumprir a nova lei. Apesar disso, é muito provável que a decisão seja pelo USB Tipo-C, que está se tornando comum em praticamente todos os dispositivos móveis do mercado – exceto em iPhones. Por causa disso, qualquer decisão da Comissão Europeia deverá afetar mais a Apple do que qualquer outra fabricante.

Via: Engadget, Reuters Fonte: Parlamento Europeu
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

TUDO que o NVIDIA BROADCAST consegue fazer!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.