Na tentativa de conter o avanço do coronavírus e tratar pacientes infectados, a China anunciou a construção de um hospital com 1.000 leitos em 10 dias na cidade de Wuhan, a mais afetada pela epidemia. Para levar à frente um projeto de tamanha magnitude, o país utilizou a experiência adquirida durante o surto da síndrome respiratória aguda grave (SARS).
Créditos: Reprodução G1 | Cai Yang/Xinhua via AP
O Hospital Huoshenshen terá 25 mil metros quadrados e está sendo erguido com elementos pré-fabricados, em formato de módulos. Imagens da emissora estatal CGTN mostram que mais de 1.000 funcionários trabalham dia e noite para cumprir o prazo pré-estabelecido. A previsão é de que a unidade esteja pronta na próxima segunda-feira, dia 3 de fevereiro.
Créditos: Reprodução G1 | Chinatopix via AP
Um segundo hospital, nos mesmos moldes, também está sendo construído em Wuhan. Com prazo de construção de 15 dias, o Leishenshan contará com 1.300 leitos em uma área de 30 mil metros quadrados.
Créditos: Reprodução G1 | Arek Rataj/AP Photo
Os dois projetos são baseado no Hospital Xiaotangshan, construído em apenas uma semana, em Pequim, em meio à epidemia de SARS em 2003.
Ao portal G1, o professor Gerson Salvador, infectologista da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), explicou que o modelo das duas construções se aproxima dos chamados hospitais de campanha. São estruturas móveis, de fácil logística para rápido atendimento.
Segundo Salvador, a estrutura em Wuhan teve de ser adaptada de acordo com a possível demanda da cidade, que tem mais de 11 milhões de habitantes. Como se tratam de construções temporárias, a tendência, com o passar do tempo, é de redução gradual nos atendimentos devido ao número reduzido de infectados.
Nesta quinta-feira (30), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de emergência global. Até o momento, foram contabilizados 7,7 mil casos e 170 mortes na China, principal local de multiplicação do vírus. Em outros 18 países, já foram registrados 98 casos. No Brasil, o Ministério da Saúde investiga nove casos suspeitos.
Via: G1, Agência Brasil.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.