Pesquisa mostra que maioria do público de audiolivros é feminino e ouve no celular
Créditos: Divulgação Auti Books

Pesquisa mostra que maioria do público de audiolivros é feminino e ouve no celular

O levantamento da Auti Books contém várias informações que ajudam a entender o perfil dos consumidores

Os dados divulgados pela plataforma brasileira de audiolivros, Auti Books, indicam que quase 57% das pessoas que compram e ouvem os audiobooks da empresa são do sexo feminino e que 72% dos acessos são feitos pelo celular. A companhia compilou as informações dos seus usuários do período entre junho e dezembro do ano passado, e os dados encontrados servem para termos uma noção do perfil das pessoas que ouvem audiolivros aqui no país.

Comentando sobre a preferência dos usuários pelo celular, o CEO da Auti Books, Claudio Gandelman, afirmou que "Esse dado demonstra que a facilidade de poder ouvir um livro a qualquer hora, em qualquer lugar [...] atrai cada vez mais pessoas, que otimizam o tempo adquirindo conhecimento, escutando uma boa história ou apenas relaxando ao ouvir um audiobook".

Dentre esses 72% de acessos à plataforma pelo celular, a Auti Books também mapeou qual era o sistema operacional usado. 74,1% desses acessos foram feitos por aparelhos Android, e 25,9% por iOS, o que mostra uma presença  bem acima da média do iOS entre os ouvintes de audiobook, já que o sistema operacional da Apple representa só 11,7% do mercado nacional de celulares. Unindo as informações sobre os sistemas operacionais com as informações sobre o meio usado, temos a seguinte divisão: 1,6% dos acessos feitos para comprar ou ouvir audiolivros é feito via tablet, 18,6% por iPhone, 26,4% por computador e 53,4% por outros celulares (Android).

13/04/2018 às 12:13
Notícia

CZUR ET16 Plus é o scanner de livros que consegue digitalizar...

Uma boa solução para quem quer transformar papel em bits

Outra tendência que o levantamento mostrou é a de concentração do público na mesma faixa etária. Quase metade de todos os ouvintes da Auti Books tem entre 25 e 34 anos (42,6%), e uma outra constatação curiosa é que o grupo mais jovem, entre 18 e 24 anos, representa uma parcela bem menor dos consumidores de audiobook. São "só" 13,9%, bem menos que os 22,3% de usuários entre 35 e 44 anos, por exemplo.

Sexo
Feminino – 56,70%
Masculino – 43,30%

Meio de acesso à plataforma 
Smartphone – 72,04%
Computador – 26,36%
Tablet – 1,60%

Sistema operacional do smartphone
Android – 74,13%
IOS – 25,87%

Idade
25 a 34 anos – 42,64%
35 a 44 anos – 22,32%
18 a 24 anos – 13,87%
45 a 54 anos – 10,44%
55 a 64 anos – 6,17%
65+ anos – 4,56%

Continua após a publicidade

Cidade
São Paulo – 17,47%
Rio de Janeiro – 8,88%
Belo Horizonte – 4,14%
Curitiba – 3,45%
Brasília – 2,86%
Fortaleza – 2,66%
Porto   Alegre – 2,04%
Goiânia – 1,75%
Salvador – 1,66%
Outros – 55,09%

Levantamento realizado de 1 de junho a 1 de dezembro de 2019
 

Via: Polinize Fonte: Auti Books, Global Stats
User img

Vinícius Bressan

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.