SpaceX chega à marca de 240 satélites Starlink de internet colocados em órbita
Créditos: SpaceX

SpaceX chega à marca de 240 satélites Starlink de internet colocados em órbita

Para ter uma cobertura global significativa, sistema precisa de 1.100 satélites

A fabricante privada de sistema aeroespaciais SpaceX completou um novo lançamento de um foguete Falcon 9, colocando com sucesso 60 satélites de internet do projeto Starlink em órbita. Com isso, a empresa agora já tem 240 satélites circulando ao redor da Terra como parte inicial do seu projeto de fornecer cobertura de internet para todos os pontos do planeta.

28/01/2020 às 11:36
Notícia

SpaceX lançará 60 satélites Starlink no dia 29 de janeiro

Decolagem será transmitida ao vivo pela internet

A SpaceX já obteve a permissão para lançar quase 12.000 satélites para a órbita da Terra e os executivos da empresa já expressaram o interesse em lançar outros 30.000. Apenas para cumprir suas obrigações de licenciamento, a firma precisa lançar quase 6.000 satélites dentro dos próximos cinco anos.

Para suprir essa demanda, a SpaceX tem como plano lançar até 24 missões da Starlink ainda neste ano. Sendo que a cada lançamento são enviados 60 satélites ao espaço, a companhia tem o potencial de colocar novos 1.440 roteadores espaciais de internet até o fim de 2020.

No último dia 6 de janeiro, a empresa fez um lançamento de 60 satélites que incluía um modelo com um revestimento experimental. A ideia dessa cobertura diferente é diminuir o brilho que o veículo apresenta quando está no céu. Com isso, a companhia liderada por Elon Musk busca agradar aos astrônomos que expressaram a preocupação de que os satélites da Starlink poderiam atrapalhar as suas observações espaço.

Um dos objetivos da SpaceX com o lançamento era recuperar tantas peças da Falcon 9 quanto era possível. O foguete conseguiu pousar na embarcação drone da empresa, que estava localizada no Oceano Atlântico. Só que, apesar da empresa ter conseguido recuperar metade da carenagem, a outra metade acabou caindo no mar.

Continua após a publicidade

Via: Aeroflap, The Verge
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.