Produção de carbono do mercado gamer equivale a 85 milhões de geladeiras funcionando
Créditos: Jovem Nerd | Superinteressante

Produção de carbono do mercado gamer equivale a 85 milhões de geladeiras funcionando

Cada Xbox One X, por exemplo, produz mais de uma tonelada do poluente em oito anos

Um novo estudo tem circulado online e mostra como o carbono produzido pela indústria de jogos como um todo afeta o ambiente. De acordo com os pesquisadores do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, o mercado gamer produz anualmente uma quantidade de carbono equivalente a 85 milhões de geladeiras em funcionamento.

Uma segunda métrica mostra que esse setor de mercado também equivale a 5 milhões de carros produzindo carbono. As afirmações são bastante interessantes nesse momento, já que a Microsoft anunciou que vai se tornar uma empresa "zero carbono" até 2030 e, na contramão, o dispositivo da empresa que mais produz o gás é o Xbox (de acordo com o Grist.org). 

Isso se justifica por causa da quantidade de eletricidade que as pessoas usam enquanto jogam. Cada Xbox One X, por exemplo, produz mais de uma tonelada de emissões de carbono em oito anos - e apenas 14% disso partem da sua fabricação, remessas e afins.

"Com o tempo, à medida que a tecnologia avança, os [sistemas de jogos] se tornam energeticamente mais intensivos." - Evan Mills, principal autor do estudo e afiliado da Universidade da Califórnia em Berkeley.

Além disso, o Grist.org acrescenta que o consumo de energia dos aparelhos e consoles também pode aumentar à medida que os próprios jogos se tornam tecnicamente mais exigentes. 

27/12/2019 às 17:47
Notícia

E-commerce: aumento de devoluções grátis contribui bastante p...

O maior fluxo de devoluções será no dia 2 de janeiro, que foi chamado de "Dia Nacional do Retorno"

Individualmente, a Microsoft diz que está indo fundo em tecnologias para diminuir a produção de carbono do novo Xbox. Em paralelo, ela também vai passar a usar apesar energia renovável e veículos elétricos em suas operações de fabricação.

Via: Tweak Town (1), (2), (3)
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.