O Data Is Beautiful é um canal conhecido por criar linhas do tempo animadas sobre diversos assuntos - entretenimento, tecnologia, mercado mundial, etc. Entre as publicações, encontramos algo bem interessante para o momento, já que o fim do suporte do Windows 7 deu o que falar nos últimos dias: um ranqueamento que mostra os sistemas operacionais para computadores mais usados na última década e meia.
Microsoft planeja disponibilizar mais uma atualização para o ...
Suporte para o sistema operacional foi encerrado oficialmente no dia 14 de janeiro
Os dados usados saíram das estatísticas disponibilizados pelo W3Schools, site voltado para o estudo e conhecimento de tecnologias web. O período considerado vai de novembro de 2003 até julho de 2019 - o vídeo foi publicado em agosto.
O primeiro ponto a se destacar é que o Windows nunca deixou o topo da lista - apenas revesa o posto entre suas atualizações ao longo do tempo. Em novembro de 2003, o sistema era utilizado em praticamente 95% dos computadores de mesa e notebooks (somando o Windows XP, 2000, 98 e 95), com o XP com uma participação impressionante quando atingindo seu auge. Na metade do ano passado, essa porcentagem estava em 82%, mas ainda mostra a soberania da Microsoft nesse mercado.
Outra observação interessante é a rapidez com que o Windows 7 ganhou adeptos entre outubro de 2009, quando foi lançado oficialmente para empresas, e o mesmo mês de 2012. Na época, ele já rodava em quase 50% dos computadores considerados na pesquisa, e só perdeu a sua grande margem para o Windows 10.
Mesmo com um contraste notável em porcentagem, o sistema MacOS mantém a segunda maior fatia de usuários, e o Linux fica com o terceiro lugar. É válido perceber também que, na maior parte do tempo, o sistema do pinguim mantém certa "estabilidade" entre os 4% e 7%, sem mostrar crescimento.
Podemos apostar que a margem do Windows 10 vai aumentar nos próximos gráficos. Porém, o que nos resta de fato é esperar por novos dados.
Mercado de computadores teve primeiro crescimento anual compl...
Lenovo, HP e Dell somaram dois terços dos 268,1 milhões de envios feitos em 2019
E para quem ficou interessado, neste link você encontra todas as tabelas do W3Schools.
Via: Youtube