Há 10 anos o primeiro iPad era apresentado para o mundo
Créditos: Justin Sullivan/Getty Images

Há 10 anos o primeiro iPad era apresentado para o mundo

Confira como era a primeira geração dos tablets da Apple

No dia 27 de janeiro de 2010, Steve Jobs apresentava para o mundo o primeiro iPad. A ideia era que o dispositivo fosse um intermediário entre um smartphone e um notebook, já que Jobs considerava que "Netbooks são a mesma coisa que Notebooks, só que piores e mais baratos". Na primeira apresentação ele afirmou que os iPads seriam bem melhores na navegação de web que notebooks e smartphones.

O iPad original possui características clássicas, muitas estão presentes até hoje nos modelos atuais. As bordas grossas ao redor da tela do primeiro modelo e o botão central na parte inferior, definiam o design do primeiro modelo de iPad. Seu display era de 9,7 polegadas, com resolução de 10,7x768. Suas principais especificações eram os "incríveis" 256MB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno. Seu processador era de apenas um núcleo, o Apple A4, e ele tinha uma bateria de até 10h de duração.

O seu principal objetivo era oferecer navegação na internet de forma simplificada, assim como ler ebooks e navegar nas redes sociais. Ele cumpria o seu papel e vendeu muitas unidades, mas nunca chegou a ser uma tendência como os smartphones e notebooks. O pico de vendas foi registrado em 2014, com 26 milhões de unidades vendidas.

Uma grande diferença entre os modelos mais recentes e o iPad original, é o preço que eles são comercializados. Enquanto o primeiro tablet da Apple foi anunciado por US$499, hoje encontramos os mais potentes chegando ao dobro, cerca de US$999.

O setor de tablets, diferente do que Steve Jobs acreditava, nunca foi muito revolucionário. Depois do lançamento da primeira versão dos iPads não houve grandes modificações. As especificações foram melhoradas, algumas possibilidades de desenhar na tela com Apple Pencil foram adicionadas, mas nada que fizesse uma grande modificação no mercado. Apenas em 2019 os dispositivos passaram a ter o seu próprio sistema operacional, o iPadOS. Até então, era usado o mesmo sistema que os iPhones, o iOS.

03/06/2019 às 17:22
Notícia

Apple apresenta o iPadOS, sistema operacional próprio para ta...

Uma versão do iOS 13 otimizada para telas maiores

As vendas de tablet tiveram um pico no final de 2012, mantendo-se estável até 2019, com baixa no final do ano. Esses dados são do site StatCounter que registra os dispositivos ativos mundialmente. Nesse gráfico está incluso todas as marcas que fazem esse dispositivos, não apenas a Apple. Clique na imagem para vê-la de forma ampliada.

O gráfico mostra as vendas de desktops, na linha azul, dispositivos mobile, na linha verde e tablets, na linha roxa. É possível ver que os Tablets nunca alcançaram nem 20% das vendas totais. O cenário atual é dominado por dispositivos mobile, com 53.29%, logo em seguida estão os Desktops, com 43.99% e, por último, com 2,72% de participação, estão os tablets. 

Hoje ainda os tablets são muito usados por crianças, para ser usado como objeto de recreação. É muito comum que os pais optem pelo dispositivo para seu filho navegar em vídeos e games, tendo inclusive diversas opções no mercado feitas especificamente para esse público. Esse é o caso de dispositivos Android, a Apple não mira (pelo menos não por enquanto) nesse público alvo.

Atualmente há quatro modelos de iPad disponível, sendo eles: iPad, iPad Pro, iPad Mini e iPad Air. Além dos próprios dispositivos, a Apple também disponibiliza para os seus usuários uma série de acessórios que podem ser comprados separadamente, que ajudam a melhorar a experiência.

Via: Engadget, WCCFTech Fonte: StatCounter
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Jogos mobile de graça e Promoções! Acompanhe atualizações contantes nesse artigo [ATUALIZADO+]

Jogos mobile de graça e Promoções! Acompanhe atualizações contantes nesse artigo [ATUALIZADO+]

Nesse período de quarentena, dá pra matar o tédio com vários games


Apple Watch Series 6 poderá contar com tecnologia Touch ID na tela

Apple Watch Series 6 poderá contar com tecnologia Touch ID na tela

Novos rumores apontam que Apple deve otimizar próxima geração de smartwatch


iFixit desmonta novo iPad Pro que recebe nota 3 em reparabilidade

iFixit desmonta novo iPad Pro que recebe nota 3 em reparabilidade

Veja como foi o processo para abrir o mais novo produto da Apple


Apple pode reduzir custos de produção ao trocar chips Intel por ARM nos Macs

Apple pode reduzir custos de produção ao trocar chips Intel por ARM nos Macs

Análise de especialista aponta um gasto entre 40% e 60% menor para a empresa


Apple pode adiar o lançamento do iPhone com 5G

Apple pode adiar o lançamento do iPhone com 5G

Motivo para o possível adiamento é o impacto do surto mundial de Coronavírus (COVID-19)