Nova versão de testes do navegador Safari não suporta o Adobe Flash Player
Créditos: Getty Images

Nova versão de testes do navegador Safari não suporta o Adobe Flash Player

Plugin da Adobe será descontinuado no final de 2020

Em 2017 a Adobe anunciou que iria descontinuar o Flash Player até o final de 2020. Na época a empresa citou a crescente adoção do HTML5 e das tecnologias WebGL e WebAssembly como alguns dos motivos que levaram a esta decisão. 

Embora ele tenha sido muito popular na internet, o Flash Player sempre sofreu com múltiplas falhas de segurança. Além disso, muitos ataques na Web começam como mensagens falsas indicando a disponibilidade de uma atualização para ele.

04/02/2018 às 16:05
Notícia

Nova vulnerabilidade crítica é encontrada no Adobe Flash

A falha pode ser explorada por hackers e aparece no Windows, Mac e Linux

Há anos a Apple vem se posicionando contra o uso do Flash Player. A empresa se recusou a oferecer suporte para o plugin da Adobe no iOS em 2007. Em 2010, o próprio Steve Jobs falou sobre os motivos para a recusa da Apple em suportar o Flash Player.

De acordo com ele, além dos problemas de segurança, o plugin também afetava a performance e a confiabilidade dos dispositivos da empresa. Muitos dos erros que os usuários de Mac encontravam durante a navegação na Web estavam relacionados ao Flash Player. Além disso, plugin da Adobe também afetava negativamente a duração das baterias dos dispositivos.

Com o fim do Flash Player se aproximando, alguns navegadores, como o Microsoft Edge e o Google Chrome, já deixam o plugin desativado por padrão. O usuário é quem decide quando ativá-lo. No caso da versão de testes mais recente do navegador Safari, a Apple optou por remover completamente o suporte para o Flash Player.

Nova versão de testes do navegador Safari não suporta o Adobe Flash Player

A Microsoft já confirmou que pretende remover completamente do Windows e de seus navegadores o suporte para o Flash Player até o final de 2020. O Google e a Mozilla também já anunciaram seus planos para deixar de suportar o plugin da Adobe no final de 2020.

Fonte: Engadget, ZDNet
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.