Mercado de computadores teve primeiro crescimento anual completo em 8 anos
Créditos: Kolej Megatech | Zoom

Mercado de computadores teve primeiro crescimento anual completo em 8 anos

Lenovo, HP e Dell somaram dois terços dos 268,1 milhões de envios feitos em 2019

Um novo relatório da Canalys revelou que o período de estagnação do mercado de computadores disse adeus no ano passado. De acordo com a companhia de análise do mercado de tecnologia, o segmento mercadológico de PCs registrou seu primeiro ano completo de crescimento em 2019, com 268,1 milhões de máquinas entregues mundialmente.

O crescimento geral foi de 2,7% em relação a 2018. Além disso, a IDC acrescenta que os embarques aumentaram em três dos quatro trimestres - com menção honrosa para o terceiro.

"O ano passado foi um ano doido no mundo dos PCs, o que resultou em um impressionante crescimento que acabou com sete anos consecutivos de contração do mercado." - Ryan Reith, vice-presidente da IDC.

Os três principais empresas do relatório são a Lenovo, HP e Dell, que somaram dois terços das vendas de PCs, notebooks e estações de trabalho. Numericamente,  a Lenovo enviou 64,8 milhões de computadores e teve crescimento de 8,6% em 2019. A HP ficou em segundo, com 63 milhões de envios, e cresceu 4,7%. E temos a Dell no terceiro lugar do pódio, com 46,5 milhões de PCs embarcados e crescimento de 5,3%.

Mais abaixo, a Apple ficou com o quarto lugar e a Acer, mesmo com um declínio anual de 5,3%, manteve a quinta posição.

Uma das grandes razões para esse crescimento teria sido, segundo das empresas de pesquisa, a migração do Windows 7  - que, como sabemos, não tem mais suporte oficial - para a versão mais atual do sistema operacional. Algumas previsões também mencionam incluem a Intel, que deve ajudar a manter o volume de embarques em 2020.

Porém, Rushabh Doshi, Diretor de Pesquisa da Canalys, diz que 2020 provavelmente não verá o mesmo crescimento do ano passado, pois fatores macro-econômicos ainda influenciam bastante o mercado de computadores. Tecnologias como a 5G e telas dobráveis devem começar a chamar a atenção, mas estas últimas não prometem uma demanda significativa até a segunda ou terceira geração de dispositivos - quando devem provar sua durabilidade. A 5G, por sua vez, é um dos assuntos do momento, mas ainda precisa de um ecossistema bem desenvolvido para se tornar mainstream.

"A adoção geral da 5G e displays dobráveis ainda está a uns bons dois ou três anos de distância." - Rushabh Doshi, Diretor de Pesquisa da Canalys.

Nesse sentido, o gerente de pesquisa da IDC, Jitesh Ubrani, alerta os fornecedores deste mercado a não ficarem eufóricos com o crescimento, pois o futuro dos PCs ainda é um desafio.

03/12/2019 às 14:52
Notícia

Mercado de TI da América Latina deve ter aumento de 4,8% em 2020

Segundo a IDC, os investimentos do Brasil no setor chegarão a US$48 bilhões no próximo ano

"Apesar da positividade em 2019, os próximos 12 a 18 meses serão um desafio para os PCs tradicionais, pois a maioria das atualizações do Windows 10 estará no espelho retrovisor e as preocupações persistentes com a falta de componentes e as negociações comerciais serão resolvidas." - Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa da IDC.

Via: Gizmochina Fonte: Canalys
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Coronavírus pode atrasar o lançamento do próximo iPhone

Coronavírus pode atrasar o lançamento do próximo iPhone

Engenheiros da Apple não estariam na China para testar protótipos


Modem X60 5G da Qualcomm deve vir no iPhone 12 superando 7 Gbps de download

Modem X60 5G da Qualcomm deve vir no iPhone 12 superando 7 Gbps de download

Este é o primeiro chip 5G com mmWave e todo o espectro sub-6GHz, segundo a empresa


Novo padrão de Wi-Fi 802.11ay pode ser usado nos óculos Apple AR

Novo padrão de Wi-Fi 802.11ay pode ser usado nos óculos Apple AR

Especulações iniciais eram de que tecnologia estaria presente já no iPhone 12


Cientistas desenvolvem primeira córnea humana feita em uma impressora 3D

Cientistas desenvolvem primeira córnea humana feita em uma impressora 3D

A descoberta pode diminuir a fila de 15 milhões de pacientes que aguardam um doador


Apple consegue ordem de restrição contra stalker do CEO Tim Cook

Apple consegue ordem de restrição contra stalker do CEO Tim Cook

Tribunal Superior de Santa Clara concedeu a ordem de restrição em 13 de fevereiro