Plug-in para Lightroom adiciona palavras-chaves em imagens com IA
Créditos: Coursegate.co.uk

Plug-in para Lightroom adiciona palavras-chaves em imagens com IA

Ferramenta sugere até 30 tags por imagem após um processamento inteligente

A utilização de palavras-chaves dentro do Adobe Lightroom facilita a organização do editor e também na hora de subir imagens para algum banco de imagens. O problema é que fazer isso manualmente pode ser uma tarefa realmente trabalhosa, algo que o plug-in Wordroom promete facilitar.

O Wordroom é um plug-in para Adobe Lightroom que utiliza inteligência artificial para identificar os elementos presentes em fotografias para classificá-las com palavras-chaves, as chamadas keywords. Após instalado o plugin, basta selecionar a imagem desejada, ir na opção Library no menu, plug-ins extras, e clicar na opção auto-keyword.

Instagram está ocultando imagens
editadas com programas como Photoshop

A ferramenta fará a revisão da imagem e determinará mais que uma dezena de keywords para ela. É possível ver que a ferramenta é capaz de identificar muitos detalhes presentes na fotografia, em dos exemplos do vídeo acima, o programa identificou em uma foto de um rato o fato de ter pelo na imagem, ser fofinho e ainda apontou que há nariz, orelha, cauda e uma infinidade de palavras relevantes.

O sistema de navegação e tags permite ainda que usuário alterne de fotografia dentro do próprio plug-in, evitando o trabalho de fechar, selecionar a imagem, ir ao menu e selecionar a ferramenta. Para quem trabalha com poucas imagens talvez não seja tão relevante, mas para quem tem trabalho constante e precisa subir milhares ou centenas por mês, isso com certeza é de grande utilidade e pode também auxiliar melhorando as palavras-chaves utilizadas.

Segundo a Wordroom, o plug-in também utiliza o conceito de aprendizado das máquinas, à medida que o usuário adiciona palavras-chaves às imagens, ele identifica o que as imagens têm em comum e passa a apresentá-la como sugestão. Se alguma das palavras não fizer sentido para o usuário, basta selecioná-la para que não seja exibida.

As 100 primeiras fotos processadas pelo plug-in são gratuitas, após isso é necessário criar um login com o Wordroom. Logado, você poderá utilizar até 2000 imagens por mês, mais do que isso é necessário pagar cerca de U$14. Acesse este link para baixar o plug-in.

Via: Dpreview
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

DICA: Veja como formatar o WINDOWS 10 sem PEN DRIVE [FÁCIL]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.