Huawei vai usar base de mapas da TomTom em seus celulares
Créditos: Óscar Gutiérrez/CNET

Huawei vai usar base de mapas da TomTom em seus celulares

O acordo foi fechado algum um tempo atrás, mas só agora ele foi revelado publicamente

A empresa holandesa de navegação e mapeamento digital TomTom disse que fechou um acordo com a Huawei Technologies da China para o uso de seus mapas e serviços em aplicativos de smartphones.

15/01/2020 às 19:54
Notícia

EUA e China assinam primeira fase de acordo comercial

Fase dois do acerto, ainda em negociação, acabará com as barreiras restantes

Não é uma surpresa ver a Huawei firmar uma parceria como esta. Com a empresa chinesa na lista negra EUA por questões de segurança, a empresa chinesa precisava encontrar um parceiro de navegação global ou então aceitar que seu software de mapa seria limitado na melhor das hipóteses.

A Huawei foi forçada a desenvolver seu próprio sistema operacional para smartphones, depois de ter sido efetivamente colocada na lista negra pela administração do presidente dos EUA, Donald Trump, no ano passado. Isso proibiu a Huawei de usar o sistema operacional Android oficial do Google, juntamente com aplicativos amplamente utilizados, como o Google Maps, em novos telefones.

A parceria com a TomTom agora significa que a empresa chinesa poderá usar os mapas, informações de trânsito e software de navegação para desenvolver os aplicativos para seus smartphones. Como ela está sediada na Holanda, a Huawei será capaz de contornar a proibição comercial do governo dos EUA, que impede a fabricante chinesa de telefones de fazer negócios com empresas americanas.

O acordo entre as duas empresas foi fechado algum um tempo atrás, de acordo com Remco Meerstra, da TomTom, mas só agora ele foi revelado publicamente. A TomTom se recusou a compartilhar mais detalhes sobre isso.

A TomTom, que está se afastando da venda de dispositivos para oferecer serviços de software, vendeu sua divisão de telemática para a Bridgestone do Japão no ano passado para se concentrar em seus negócios ligados a mapas digitais.

Fonte: Engadget, Reuters
User img

Fabio Rosolen

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.