Asphalt 9 finalmente chega ao Mac usando nova tecnologia Catalyst
Créditos: Gameloft

Asphalt 9 finalmente chega ao Mac usando nova tecnologia Catalyst

Popular jogo de corrida da Gameloft para mobile acabou atrasando, mas já pode ser baixado

Asphalt 9: Legends, um dos jogos de corrida mais famosos no mundo dos celulares, finalmente recebeu uma versão para o Mac. A Gameloft, desenvolvedora do app, havia prometido um port do iOS para o Mac antes do final de 2019, então o jogo chega com um certo atraso, mas já pode ser baixado.

O mais interessante da chegada do Asphalt 9 ao Mac é o processo como foi feito esse "port". A desenvolvedora usou o Catalyst para isso, um novo framework que a Apple prometeu que vai facilitar muito levar jogos já disponíveis no iOS para o Mac. A ideia era aumentar a quantidade de jogos disponíveis nos computadores da fabricante sem dar muito trabalho para os desenvolvedores, mas parece que a promessa não está se concretizando muito bem. Pelo menos nesse início.

Além do atraso do port do Asphalt 9, parece que o game já chegou com um problema que pode incomodar quem pretende jogar tanto no Mac como no iPhone, ou iPad. Um dos primeiros comentários reclama que o jogo está com uma incompatibilidade de versões, em relação ao macOS e iOS (tradução livre):

"Me entristece que uma companhia como a Gameloft nem se preocupou em testar a incompatibilidade de versões através de outros dispositivos da Apple. Eu não posso jogar em outros dispositivos iOS porque a versão no iOS é 1.9.3 e a versão no Mac é 1.9.7. Ele fica me pedindo para atualizar para uma versão mais nova, mas não há update na AppStore do iOS. Isso é ridículo!"

Claro que esse tipo de problema é facilmente resolvido com um simples update na versão iOS do jogo, e pode ser que isso até já tenha sido feito no momento em que você está lendo essa notícia. Mas ainda assim, não é bom sinal para o lançamento do game e mais uma vez faz parecer que usar o Catalyst talvez não seja tão simples quanto previamente prometido.

O site 9to5Mac, de onde vem a notícia, menciona também que outros desenvolvedores relataram algumas dificuldades em usar o Catalyst. A Netflix desistiu de fazer um port usando o framework e parece que a equipe por trás do game DC Universe também. Mas pode ser também apenas "dores de crescimento" e estamos vendo os devs se adaptando à nova tecnologia, o que é normal causar dificuldades. O tempo dirá se o Catalyst veio realmente pra ajudar ou pra complicar.

Fonte: 9to5Mac
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Coronavírus pode atrasar o lançamento do próximo iPhone

Coronavírus pode atrasar o lançamento do próximo iPhone

Engenheiros da Apple não estariam na China para testar protótipos


Modem X60 5G da Qualcomm deve vir no iPhone 12 superando 7 Gbps de download

Modem X60 5G da Qualcomm deve vir no iPhone 12 superando 7 Gbps de download

Este é o primeiro chip 5G com mmWave e todo o espectro sub-6GHz, segundo a empresa


Novo padrão de Wi-Fi 802.11ay pode ser usado nos óculos Apple AR

Novo padrão de Wi-Fi 802.11ay pode ser usado nos óculos Apple AR

Especulações iniciais eram de que tecnologia estaria presente já no iPhone 12


Apple consegue ordem de restrição contra stalker do CEO Tim Cook

Apple consegue ordem de restrição contra stalker do CEO Tim Cook

Tribunal Superior de Santa Clara concedeu a ordem de restrição em 13 de fevereiro


Facebook lança Creator Studio para Andoid e iOS

Facebook lança Creator Studio para Andoid e iOS

Aplicativo oferece mais facilidade para administrar páginas