Sophos alerta contra apps que cobram assinaturas mesmo depois de desinstalados
Créditos: Teiss

Sophos alerta contra apps que cobram assinaturas mesmo depois de desinstalados

Aplicativos não podem ser considerados malware ou vírus, mas podem dar prejuízo

Se você já instalou um aplicativo que pedia uma assinatura no seu celular Android e depois deletou o app antes da cobrança, cuidado: pode ser que você ainda seja cobrado mesmo assim. A Sophos, uma empresa de segurança de software, alerta para aplicativos que eles chamam de "fleeceware", que tem como prática tentar cobrar assinaturas de seus usuários, mesmo que seja de maneira acidental.

Esse tipo de aplicativo não pode ser considerado um malware ou vírus, porque eles fazem o que prometem e não tentam roubar dados ou hackear o celular da pessoa que fez o download. O que eles fazem, em vez disso, é muitas vezes usarem uma interface confusa onde as regras de cobrança não ficam claras. Na maioria dos casos, eles oferecem um serviço por um período gratuito, que depois passará a ser cobrado automaticamente. O usuário precisa colocar seus dados financeiros para aproveitar o período grátis e pode cancelar a qualquer momento, antes de ser cobrado. E é aqui que entra o alerta da Sophos. Muita gente, por não saber ou por confusão induzida pelo app, em vez de cancelar a assinatura, apenas desinstala o aplicativo. Isso não cancela a assinatura. O app, mesmo desinstalado, vai passar a fazer suas cobranças automáticas e, dependendo do valor, o usuário pode levar um bom tempo para perceber.

04/11/2019 às 13:56
Notícia

Nova atualização do Chrome corrige duas vulnerabilidades seve...

Google reconhece que pelo menos uma das falhas já está sendo explorada por malwares

Um dos sinais que esse tipo de "fleeceware" pode estar agindo de má fé são os números e comentários por trás desses apps na Google Play. A Sophos aponta que os 25 aplicativos mais populares que ela considera serem "fleeceware" somam 600 milhões de downloads na loja do Android, um número que não tem lógica. Muitos desses apps são pocuo conhecidos ou famosos, algo que não faz sentido se eles realmente estivessem em tantos celulares. Isso pode ser um indício do uso de bots ou métodos artificiais para inflar o número de downloads dos apps. 

Temos também os comentários, que a Sophos aponta muitas declarações positivas como sendo "genéricas" e não parecerem vindas de pessoas reais.

Se você considera que pode ter baixado algum desses apps ou que pode ter alguma assinatura sendo cobrada contra sua vontade, o método mais eficaz e à prova de falhas de verificar - e cancelar - essas assinaturas é na própria Google Play. Você pode fazer isso na guia "Minhas Assinaturas" no menu do app da Google Play.

Fonte: G1
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Vídeo vazado do Surface Duo revela recurso inédito chamado

Vídeo vazado do Surface Duo revela recurso inédito chamado "Peek"

Função poderá mostrar as notificações sem que usuário precise abrir completamente o dispositivo


Huawei P40 Lite com Kirin 810, quatro câmeras e sensor de 48MP é lançado por US$ 325

Huawei P40 Lite com Kirin 810, quatro câmeras e sensor de 48MP é lançado por US$ 325

Ele vem com o Android 10 com interface EMUI 10 e não traz os aplicativos do Google


LG V60 ThinQ 5G é lançado com Snapdragon 865, novo sistema de duas telas e bateria de 5.000mAh

LG V60 ThinQ 5G é lançado com Snapdragon 865, novo sistema de duas telas e bateria de 5.000mAh

Ele vem com o Android 10 personalizado com a interface LG UX 9.0


Adoção do Wi-Fi 6 cresce e Qualcomm prepara demonstração do Wi-Fi 6E

Adoção do Wi-Fi 6 cresce e Qualcomm prepara demonstração do Wi-Fi 6E

Nova versão da tecnologia utiliza a banda de 6GHz, até então inédita para aplicações domésticas


Novo padrão de Wi-Fi 802.11ay pode ser usado nos óculos Apple AR

Novo padrão de Wi-Fi 802.11ay pode ser usado nos óculos Apple AR

Especulações iniciais eram de que tecnologia estaria presente já no iPhone 12