Startup apresenta lente de contato com display embutido para melhorar a visão

Startup apresenta lente de contato com display embutido para melhorar a visão

Protótipo da Mojo Vision pretende auxiliar pessoas com limitações visuais

A startup Mojo Vision anunciou que construiu o que seria a “primeira lente de contato inteligente do mundo”, que conta com um display embutido em para melhorar a visão do usuário. A empresa apresentou um protótipo durante a feira CES 2020, que aconteceu entre 7 e 10 de janeiro. Agora, a Mojo Vision começou a entrar em mais detalhes sobre sua criação e explicou algumas coisas sobre o desenvolvimento do produto.

Mojo Vision site oficial

A empresa espera criar a primeira lente de contato inteligente para ajudar pessoas com problemas de visão. O pequeno display na lente de contato vai exibir imagens sobrepostas aprimoradas, mostrando mais detalhes ou dando zoom na imagem real para que o usuário possa enxergar melhor.


Foto: Julian Chokkattu

O protótipo mostrado na CES ainda estava em seus estágios iniciais, e contava com uma tela monocromática verde conectada a uma bateria. Além de melhorar o hardware e design da lente, a empresa ainda precisa da aprovação da Food and Drug Administration (órgão regulador) para eventualmente testar e vender as lentes, principalmente se elas forem indicadas por um médico.

No futuro as lentes deve substituir os gadgets de realidade aumentada

A tecnologia da Mojo é como se fosse um Google Glass... mas dentro do próprio olho. Ela conta com uma lente escleral dura, que conta com espaço especial acima da superfície do olho. De acordo com a Mojo Vision, o display 14.000 ppi (para comparação, o iPhone 11 tem uma tela de 326 ppi). A tela da lente também conta com sensor de imagem e sensor de movimento que será incorporado para ajudar a sobrepor e estabilizar as imagens.

A tecnologia demostrada na CES 2020 parecia funcional, segundo o The Verge, mas por motivos de segurança e licença, não era permitido colocá-la no olho. Ela também funcionava com uma bateria e um processador externo. Mas como algo com uma bateria seria utilizado? A Mojo Vision explicou que os usuários devem desinfetar a lente todas as noites e colocá-la para recarregar através de um sistema de indução.

16/01/2020 às 09:19
Notícia

Cientistas criam Xenobots, um "robô vivo" que consegue se reg...

A pesquisa desenvolveu um tipo de ser totalmente desconhecido na natureza

Continua após a publicidade

Ainda em desenvolvimento, o objetivo da lente é ajudar pessoas com baixa visão, como ver no escuro. Futuramente, a empresa pretende usar o produto para mostrar "informações úteis e oportunas". Ou seja, ao invés de usar óculos de ralidade aumentada, poderíamos usar apenas lentes de contato. A criação da Mojo Vision é um tanto quanto futurística, onde com apenas nossos olhos será possível acessar mensagens e até mesmo ligar para contatos

A Mojo Vision conseguiu até agora US$ 100 milhões em financiamento para desenvolver sua tecnologia, mas ela ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento. Não sabemos quando o produto deverá ficar pronto, mas a empresa alega que vai apresentar uma lente com display concreta nos próximos dois anos.

Fonte: Wired
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.