A presidente da Comunidade de Madri, Isabel Díaz Ayuso, disse hoje que pretende mudar a sede da Mobile World Congress, grande evento de tecnologia que acontece anualmente em Barcelona. O objetivo é levar a feira para a capital da Espanha, que "possui estrutura" para se tornar a nova casa da MWC.
As intenções de Isabel Díaz Ayuso foram reveladas durante uma entrevista para a agência de notícias Europa Press, em que a parlamentar disse já estar em contato com os organizadores da feira. "Madri está preparada para acolher qualquer evento, independente da magnitude e das dificuldades", explicou a presidente da região. "Estamos preparados para acolher a Mobile. Vamos correr atrás disso".
Isabel Díaz Ayuso. Imagem: Europa Press/Reprodução
A ideia de mover o evento para a capital da Espanha está relacionada aos movimentos separatistas na Catalunha, província que inclui Barcelona e abriga a MWC atualmente. Os protestos a favor da independência da região tem causado problemas na agenda de eventos espanhóis e Isabel Díaz Ayuso teme que a situação afaste os organizadores da Mobile World Congress.
Tensões geradas pelo 5G
24/07/2019 às 20:01
5G faz mal à saúde? Conversamos com o deputado que quer proib...
Veja como a desinformação pode até virar lei; Qualcomm e ACATE comentam o caso
5G faz mal à saúde? Conversamos com o deputado que quer proib...
Veja como a desinformação pode até virar lei; Qualcomm e ACATE comentam o caso
O anúncio também foi feito pouco tempo depois da Câmara Municipal de Barcelona publicar um texto, já retirado do ar, com o título "5G não é inofensivo" e sugerindo uma reavaliação da chegada da conexão na região. Assim como aconteceu em um projeto de lei brasileiro, a publicação dizia que o novo padrão de conexão poderia trazer danos ambientais e para a saúde.
Segundo o El Periodico, o caso teria gerado um "mal-estar" nos empresários que investem em Barcelona, o que acabou levantando sinais de alerta para a possível saída do evento da cidade e motivado o posicionamento de Isabel Díaz Ayuso.
Ada Colau, atual prefeita de Barcelona, disse que a chefe da região de Madri está "alimentando uma polêmica". "Anos de trabalho duro e colaboração entre administrações", comentou a política no Twitter. "Essa é a chave por trás de eventos como a Mobile World Congress que a senhora Ayuso parece desconhecer."
A MWC 2020 acontecerá em Barcelona entre 24 e 27 de fevereiro.
Via: El Periodico, El País Fonte: Europa Press