Funciona mesmo?! Pessoas estão colocando a placa-mãe de TVs com problema no FORNO!
Créditos: eps.msi | dlpng | gratis png | eletro-home

Funciona mesmo?! Pessoas estão colocando a placa-mãe de TVs com problema no FORNO!

A "receita", na teoria, renova a solda dos componentes dispostos na mainboard do aparelho

O Youtube é uma caixinha de surpresas e muitos tutoriais estão hospedados na plataforma - não importa o quão bizarras sejam as soluções para os seus problemas. O exemplo mais recente que está circulando pela internet são as pessoas que publicaram vídeos arrumando suas TVs de uma forma bem pouco convencional: colocando a placa-mãe no FORNO ELÉTRICO!

26/12/2019 às 09:37
Notícia

Engenheiro cria robô aspirador que voa para limpar lugares ma...

Três hélices foram acopladas para que ele pudesse mudar de cômodo voando

O primeiro vídeo que temos é do menino Davi (DaviLopess), que compartilhou uma experiência de "culinária-tecnológica" bem completa - desmonte da TV, aquecimento da placa e remontagem. No seu caso, o problema era que a imagem estava congelada e, depois que tudo foi feito, voltou a funcionar.

Um detalhe do processo é que o garoto recomenda pré-aquecer a placa e depois deixá-la por dez minutos no forno a 180ºC.

Em outra publicação, Nat Ingraci fez a mesma coisa. Dessa vez, segundo a youtuber, o televisor desligava frequentemente sem motivo aparente. Confira abaixo:

A principal explicação para esse experimento caseiro que, ao que tudo indica, funciona pode ser resumida em uma palavra: contato. Com o tempo, a solda da placa-mãe, que fica na vertical, vai desgastando e os componentes vão "descolando" da mainboard. Consequentemente, isso compromete o funcionamento do aparelho, que pode começar a dar variados tipos de problema dependendo do elemento que descola.

Colocando a placa no forno, essa solda (geralmente de estanho) derrete e renova o contato com os elementos que estavam soltando. Porém, isso pode ser temporário e o problema pode voltar a aparecer em poucos dias. 

Continua após a publicidade

De preferência, não faça!

Curiosamente, a maioria dos vídeos que encontramos no Youtube com essa "receita" envolvem televisões da marca LG. Não sabemos se é uma especificidade da marca ou se funciona com outros modelos.

Além disso, especialistas lembram que esse processo é o que chamamos de "gambiarra" e não é recomendado. É perigoso, poderia não dar certo e resultar em outros equipamentos estragados ou pessoas machucadas.

26/12/2019 às 10:09
Notícia

YouTube teria considerado a triagem de todos os vídeos do You...

No último minuto, a CEO Susan Wojcicki desistiu do plano.

"O menino poderia queimar a placa, danificar o aparelho e ainda se machucar [...]. Isso não pode ser feito em casa. Precisa ser uma pessoa com conhecimentos técnicos porque não é assim que se faz." - João Carlos Fernandes, professor de Engenharia Elétrica do Centro Universitário FEI Rudolf Buher.

Então, na dúvida, leve a sua televisão em uma assistência.

Via: Uol
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.