O Youtube é uma caixinha de surpresas e muitos tutoriais estão hospedados na plataforma - não importa o quão bizarras sejam as soluções para os seus problemas. O exemplo mais recente que está circulando pela internet são as pessoas que publicaram vídeos arrumando suas TVs de uma forma bem pouco convencional: colocando a placa-mãe no FORNO ELÉTRICO!
Engenheiro cria robô aspirador que voa para limpar lugares ma...
Três hélices foram acopladas para que ele pudesse mudar de cômodo voando
O primeiro vídeo que temos é do menino Davi (DaviLopess), que compartilhou uma experiência de "culinária-tecnológica" bem completa - desmonte da TV, aquecimento da placa e remontagem. No seu caso, o problema era que a imagem estava congelada e, depois que tudo foi feito, voltou a funcionar.
Um detalhe do processo é que o garoto recomenda pré-aquecer a placa e depois deixá-la por dez minutos no forno a 180ºC.
Em outra publicação, Nat Ingraci fez a mesma coisa. Dessa vez, segundo a youtuber, o televisor desligava frequentemente sem motivo aparente. Confira abaixo:
A principal explicação para esse experimento caseiro que, ao que tudo indica, funciona pode ser resumida em uma palavra: contato. Com o tempo, a solda da placa-mãe, que fica na vertical, vai desgastando e os componentes vão "descolando" da mainboard. Consequentemente, isso compromete o funcionamento do aparelho, que pode começar a dar variados tipos de problema dependendo do elemento que descola.
Colocando a placa no forno, essa solda (geralmente de estanho) derrete e renova o contato com os elementos que estavam soltando. Porém, isso pode ser temporário e o problema pode voltar a aparecer em poucos dias.
De preferência, não faça!
Curiosamente, a maioria dos vídeos que encontramos no Youtube com essa "receita" envolvem televisões da marca LG. Não sabemos se é uma especificidade da marca ou se funciona com outros modelos.
Além disso, especialistas lembram que esse processo é o que chamamos de "gambiarra" e não é recomendado. É perigoso, poderia não dar certo e resultar em outros equipamentos estragados ou pessoas machucadas.
YouTube teria considerado a triagem de todos os vídeos do You...
No último minuto, a CEO Susan Wojcicki desistiu do plano.
"O menino poderia queimar a placa, danificar o aparelho e ainda se machucar [...]. Isso não pode ser feito em casa. Precisa ser uma pessoa com conhecimentos técnicos porque não é assim que se faz." - João Carlos Fernandes, professor de Engenharia Elétrica do Centro Universitário FEI Rudolf Buher.
Então, na dúvida, leve a sua televisão em uma assistência.
Via: Uol