Maior radiotelescópio do mundo, FAST foi finalmente inaugurado na China
Créditos: EPA

Maior radiotelescópio do mundo, FAST foi finalmente inaugurado na China

Ele tem 500 metros de diâmetro e já está em pleno funcionamento

No último sábado, dia 11, a China finalmente inaugurou o maior radiotelescópio do mundo, o FAST (Five-hundred-meter Aperture Spherical Telescope). O telescópio estava em fase de testes desde o término da sua construção em 2016.

12/09/2019 às 14:46
Notícia

Telescópio Hubble faz nova fotografia surpreendente de Saturno

Estudo da imagem mostra que o planeta está com a atmosfera instável e com tempestades

O radiotelescópio FAST detém o recorde mundial para o maior radiotelescópio de disco único com um diâmetro de 500 metros, de acordo com a rede de notícias chinesa Xinhua. Agora que ele está em pleno funcionamento e aberto para cientistas e pesquisadores de todo o mundo, os astrônomos poderão analisar melhor outras regiões do Universo e possivelmente encontrar sinais de vida em outros planetas.

As autoridades chinesas esperavam dar o sinal verde para a equipe responsável iniciar a operação total do FAST em outubro passado, depois que o telescópio completou uma série de testes em setembro. Mesmo quando não estava totalmente operacional, o FAST - conhecido informalmente como "Sky Eye" - ainda estava realizando pesquisas importantes.

Telescópio FAST foi finalmente inaugurado na China

Durante várias séries de testes, os cientistas descobriram 102 novos pulsares usando o FAST. Este número é maior que o total descoberto no mesmo período por pesquisadores nos EUA e na Europa combinados.

Em seu estado completo, o radiotelescópio FAST possui uma sensibilidade 2,5 vezes maior do que outros radiotelescópios disponíveis atualmente. Sobre seu alcance, ele deve ser quatro vezes maior que o do segundo maior radiotelescópio do mundo. Isso significa que os astrônomos que usam o FAST serão capazes de descobrir novos pulsares ou outros corpos celestes em áreas do Universo que ainda não haviam sido exploradas.

O radiotelescópio FAST está localizado em Guizhou, na China, e o custo total da construção foi de cerca de US$ 180 milhões. O disco usado por ele é composto por 4.400 painéis de alumínio. 

Telescópio FAST foi finalmente inaugurado na China

Fonte: Futurism, Sputnik Brasil, Hypescience
User img

Fabio Rosolen

TUDO que o NVIDIA BROADCAST consegue fazer!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.