Lojas de aplicativos mobile crescem 17% e movimentam US$83,5 bilhões em 2019
Créditos: pplware

Lojas de aplicativos mobile crescem 17% e movimentam US$83,5 bilhões em 2019

Apenas os games foram responsáveis por arrecadar US$61,7 bilhões

A Sensor Tower fez uma publicação divulgando as principais estatísticas do mercado mobile em 2019. Segundo os dados coletados pelo site, entre usuários Android e iOS, o mercado faturou US$83,5 bilhões, apenas no ano passado. Isso representa um crescimento de 17% em relação ao ano de 2018. Somente os gastos com games foram responsáveis por arrecadar US$61,7 bilhões.

Os usuários da Apple estão investindo mais em aplicativos. Segundo os dados coletados pelo site, a App Store, que é a loja de aplicativos dos dispositivos iOS, teve um crescimento de 16,3%. Enquanto 2018 houve um registro de US$46,6 bilhões, em 2019 os usuários tiveram recorde de gastos na plataforma, alcançando US$54,2 bilhões. 

Os números também cresceram entre os dispositivos com o sistema operacional da Google, mas de forma menos expressiva. Enquanto os usuários Android movimentaram US$24,8 bilhões na Play Store em 2018, em 2019 o valor aumentou para US$29,3 bilhões. Algo curioso é que o Android está em cerca de 80% dos smartphones, e o iOS tem somente 17%. Mesmo contemplando mais usuários, a Play Store movimenta menos dinheiro que a App Store.

A diferença na quantia de usuários fica clara quando o site mostra a quantidade de downloads de aplicativos. Os dispositivos com Android  tiveram um crescimento de 11,4% na instalação de Apps, saindo de 75,7 bilhões para 84,3 bilhões. Já os aparelhos iOS registraram 29,6 bilhões em 2018 e 30,6 bilhões em 2019, um crescimento de 3,4%.

Um aspecto especial que foi avaliado, foi no crescimento do mercado gamer em mobile. O principal motivo foi ele ser responsável por movimentar a maior parcela de transações, em ambos os sistemas operacionais dos dispositivos móveis. Os jogos movimentaram em 2019 US$61,7 bilhões, sendo praticamente três quartos da receita total, que foi de US$83,5 bilhões. Isso representa um aumento total de 12,8% em relação ao ano de 2018.

O valor gasto nas plataformas de jogos também é maior para dispositivos iOS. Os usuários de iPhones e iPads investiram no total US$37 bilhões em 2019, um crescimento de 11,4%, em relação a 2018 que teve US$33,2 bilhões. Os dispositivos Android arrecadaram US$24,7 bilhões, 15% a mais em relação ao ano de 2018, que movimentou US$21,5 bilhões.

 

Continua após a publicidade

O site também conseguiu localizar quais games geraram mais receita, entre todos os disponível em ambas as lojas. A Sensor Tower indica como jogos mais lucrativos: Honor of Kings, Pokemon GO, Fire Emblem Heroes, Garena Free Fire e Call of Duty Mobile. Esses são os principais títulos, mas outros games também conseguiram arrecadar receitas impressionantes. Apenas Honor of Kings da Tencent, foi responsável por conseguir movimentar US$1,5 bilhão, sendo eleito como jogo mais lucrativo do ano.

Os gráficos deixam evidente que o mercado mobile está cada vez mais lucrativo. Algo que chama muito a atenção é justamente nos games, por eles estarem se disseminando entre os usuários. 

Via: Tweak Town
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

TUDO que o NVIDIA BROADCAST consegue fazer!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.