Projeto de Lei institui punição de até três anos de cadeia por stalking
Créditos: Getty Images

Projeto de Lei institui punição de até três anos de cadeia por stalking

Crime de perseguição fica configurado quando a vítima tem a privacidade invadida fisicamente ou pela internet

O Projeto de Lei 1369/19 está tramitando no Congresso Nacional com o objetivo de instituir uma pena de seis meses até três anos para quem cometer o crime de perseguição ou de stalking. De acordo com a Gazeta do Povo, esse tipo de delito seria configurado pela invasão da privacidade da vítima – seja de maneira física, através de ligações, por mensagens ou pela internet.

14/06/2019 às 13:03
Notícia

Projeto de lei no Rio de Janeiro obriga prova no Detran para ...

A lei foi aprovada em primeira instância e o governador tem 15 dias para vetar ou sancionar

O Senado já aprovou a proposta, que tem como grande novidade a criminalização da prática nos meios físico e eletrônico. O projeto é de autoria da senadora Leila Barros (PSB-DF). No texto, ela determina que, caso a lei seja aprovada, os policiais serão obrigados a informar com urgência a um juiz sobre a instauração de um inquérito relaciona a stalking.

Depois de passar pelo Senado, o projeto agora terá que ser submetido a todos os protocolos da Câmara dos Deputados. Isso significa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e então passar pela votação no plenário.

O projeto ainda apresenta alguns agravantes para o crime, como ele ser cometido em conjunto por três ou mais pessoas, ou se envolver ameaças armadas. O mesmo vale para violações do direito de expressão e se o autor do delito é ou foi íntimo da vítima.

Continua após a publicidade

Você pode conferir o projeto na íntegra clicando neste link aqui.

Via: Gazeta do Povo
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

XBOX SERIES X/S em MÃOS! Veja como são OS CONSOLES da NOVA GERAÇÃO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.