Instagram está ocultando imagens editadas com programas como Photoshop
Créditos: Gerenciagram

Instagram está ocultando imagens editadas com programas como Photoshop

As fotos são sinalizadas como "informações falsas" e não aparecem nas páginas Explorar e Hashtag

Semanas atrás, o Instagram lançou um recurso para sinalizar fotos falsas na plataforma com o objetivo de impedir a disseminação de desinformação e notícias falsas. No entanto, parece que a ferramenta foi um pouco longe demais.

20/12/2019 às 20:02
Notícia

Instagram usa IA para alertar usuários sobre possíveis legend...

Novo recurso deve chegar em países selecionados primeiro

A questão é que agora  todas as imagens modificadas com programas como o Photoshop estão sendo ocultadas e sinalizadas como "informações falsas". Isso pode ter implicações para todos os usuários do Instagram, e principalmente para artistas que usam a rede social para divulgar suas obras de arte digital e imagens compostas.

Temos o exemplo do fotógrafo americano Toby Harriman, que viu a ferramenta em ação pela primeira vez recentemente. Segundo seu relato, ele estava navegando pelo feed e viu uma imagem escondida com um aviso sinalizando "informação falsa". Quando clicou para ver a imagem, era na verdade uma arte digital mostrando um homem de pé sobre montanhas editadas com as cores do arco-íris. A autoria era do perfil MIX Society.

Outro ponto é que, ao entrar no perfil da MIX Society, a foto em questão aparece visível junto com as outras. Porém, a mensagem “informação falsa” é exibida ao clicar nela. As imagens abaixo ilustram melhor o caso:

Instagram agora oculta imagens editadas com programas como o Photoshop

Instagram agora oculta imagens editadas com programas como o Photoshop

"Por mais que eu goste que este recurso ajude a diferenciar uma imagem real de uma editada, eu também tenho um enorme respeito pela arte digital e não quero ter que clicar através de diferentes barreiras para vê-las." Toby Harriman.

A situação tem "prós" e contras. Você pode desocultar as fotos se quiser vê-las, mas essas imagens são removidas das páginas Explorar e Hashtag - o que dificulta bastante o alcance das publicações. Além disso, elas são automaticamente sinalizadas em postagens futuras. 

A comunidade do Instagram está um pouco preocupada com a sinalização de artes digitais e montagens artísticas pelo verificador de fatos do Instagram. No entanto, algumas outras fotos da MIX Society ainda podem ser visualizadas normalmente, mesmo que elas tenham sido obviamente modificadas no Photoshop, e seguem um padrão.

Continua após a publicidade

A diferença entre a imagem da montanha colorida e as outras é que elas possuem a hashtag #conceptart, que indica claramente que elas foram editadas, ou há menções e créditos diretos ao artista. No caso da foto da montanha colorida, isso não está presente.

Então, é interessante que esteja explícito que as publicações se tratam de artes e montagens propositais se você não quiser que suas fotos sejam pegas por este recurso. Pelo menos, até o Instagram divulgar um depoimento oficial ou melhorar o algoritmo.

Fonte: DIYPhotography
User img

Fabio Rosolen

40 ATALHOS do WINDOWS 10 para você virar um EXPERT no SISTEMA OPERACIONAL

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.