Europa debate padronização dos carregadores de celular e Apple defende Lightning
Créditos: 9to5mac

Europa debate padronização dos carregadores de celular e Apple defende Lightning

Medida pode ser ignorada por fabricantes caso elas se recusem ao padrão

Os responsáveis legislativos da Europa estão debatendo sobre a possível padronização das entradas de carregadores em smartphones, tablets e outros dispositivos mobile. Ainda não foi definido se todos os aparelhos devem ou não ter o mesmo padrão de carregamento. É possível que as autoridades optem por definir como padrão o já utilizado USB-C presente na maioria dos smartphones. 

10/01/2020 às 12:09
Notícia

Apple é acusada de roubar tecnologia da Masimo para uso em se...

Masimo quer bloquear o uso futuro de suas invenções patenteadas, um retorno das informações confidenc...

Os membros do parlamento europeu esperam que a medida possibilite a praticidade e simplifique o uso de cabos, evitando o desperdício de materiais para fabricar conexões diferentes. Com a discussão, espera ao menos estabelecer um carregador que atenda a todos os tipos de entradas de energia em dispositivos mobile. Uma votação sobre o assunto será realizada em uma próxima sessão do parlamento.

Embora alguns membros desejem que a política seja regulamentada, obrigando empresas como a Apple a cumprir as exigências do padrão, ainda existe a possibilidade de que ela seja implementada com uma abordagem voluntária por parte das fabricantes. Ou seja, a medida poderia simplesmente ser ignorada, segundo a Comissão Europeia.

Medida seria aplicada de forma voluntária pelas empresas

As tentativas anteriores da comissão europeia também encorajaram empresas a desenvolver uma solução padronizada, o que ficou além do desejado, pois cada fabricante possui conectores próprios. Por possuir uma tecnologia característica, a Apple está defendendo o uso de seu próprio padrão: o conector Lightning. De acordo com a empresa, se todos smartphones tivessem a mesma entrada para carregamento a inovação seria "congelada". Tal medida seria ruim para o meio ambiente e para os clientes. 

A legislação europeia têm debatido regulamentações como essa desde 2009, segundo a comissão.

 

Fonte: MacRumors
User img

Mariela Cancelier

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.