Empresa desenvolve torres para purificação do ar na capital da Índia
Créditos: Studio Symbiosis Architects

Empresa desenvolve torres para purificação do ar na capital da Índia

As torres podem filtrar até 300 milhões de metros cúbicos de ar por dia

A empresa indiana de arquitetura e design Studio Symbiosis, desenvolveu uma solução para melhorar o ar de Dhéli, capital da Índia. O Studio desenvolveu torres gigantes, chamada de Aura Towers, que são responsáveis por captar o ar ruim, purifica-lo, e o devolver limpo.

Site Studio Symbiosis

Foram criadas opções maiores - com cerca de 60 metros, equivalente a um prédio de 20 andares - que ficam um pouco mais afastadas dos grandes centros, funcionando como "barreiras". Mas também foram desenvolvidas menores, de 16 metros, que podem ser alocadas em diversos espaços da cidade. Ambas as opções possuem o mesmo estilo de arquitetura e também tem a mesma tecnologia. A principal diferença é a quantidade de ar que é filtrado.

Em novembro de 2019 um estudo revelou que o ar respirado em Dhéli é 25 vezes mais tóxico do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A empresa Studio Symbiosis desenvolveu as Aura Towers como uma solução para amenizar esse problema. Segundo o site Aqicn, que mede o índice de poluição no ar dos grandes centros urbanos, a capital indiana está em um nível perigoso. Para fazer a comparação, a imagem abaixo mostra os valores coletados em Dhéli e no ponto mais poluído de São Paulo:

Para ficar mais claro, o índice mede por cores qual é a qualidade do ar em cada cidade. Essa tabela tem variação do bom, até o perigoso, passando por seis estágios. Dhéli se encontra no último, onde o ar já apresenta riscos intensos à saúde.

Studio Symbiosis diz que as torres menores conseguem filtrar até 300 milhões de metros cúbicos de ar por dia. Além de filtrar o ar, elas possuem jardins verticais em praticamente 70% de sua estrutura, que colabora para a produção de oxigênio para os centros urbanos. 

Continua após a publicidade

Além das Aura Towers, a empresa desenvolveu um outro produto, que é instalado nos tetos dos carros. Esse dispositivo consegue filtrar o ar por onde o veículo estiver passando, distribuindo ar bom em diferentes pontos da cidade, e não apenas de forma fixa como as torres.

Essas são algumas ideias para contribuir para melhorar a qualidade do ar da cidade. Isso não quer dizer necessariamente que o problema estará resolvido, mas é uma opção para diminuir os níveis de poluição.

Via: Casa Vogue
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.