Nasa divulga mapa com locais onde água é acessível em Marte
Créditos: Nasa

Nasa divulga mapa com locais onde água é acessível em Marte

Primeira missão do homem a Marte será feita com o fim de explorar a região

A Nasa compartilhou o que está chamando de mapa do tesouro para água congelada em Marte. A ideia é mostrar o conhecimento sobre a possibilidade de derreter o gelo no planeta e utilizá-lo, conforme é explicado em um publicação recente na revista científica Geophysical Reseach Letter. Segundo relatado, acreditá-se que há gelo a apenas 2,5 cm abaixo da superfície nas regiões mencionadas, algo para ficar de olho nas futuras missões ao planeta em um futuro não tão distante.

Planeta descoberto pela Nasa tem o
tamanho da Terra e está em zona habitável

Conforme a Nasa conta em um post, qualquer missão feita em Marte terá que ser feita em uma região próxima de onde pode haver água para fazer o colhimento de amostras, mas também para beber água e produzir combustível de foguete. Isso porque há pouquíssimo espaço em uma nave espacial, ou seja, não há como levar toneladas de suprimento para que os viajantes consigam ficar muito tempo por lá. Como é uma missão de altíssimo risco nunca feita antes, é provável que na primeira vez pisando em Marte o homem comprove se o planeta tem boa quantidade de água.

Para fazer a determinação do melhor local de pouso e fazer esse rastreamento de onde pode de fato ter água, a Nasa utiliza satélites que orbitam Marte. O gelo em Marte traz muita esperança aos cientistas, Sylvain Piqueux, principal autor do artigo, conta que se esse gelo estiver mesmo lá, não será necessário ter uma retroescavadeira para desenterrá-lo, com uma pá o feito seria possível. "Continuamos a coletar dados sobre gelo enterrado em Marte, focando nos melhores lugares para os astronautas pousarem", disse ele.

Mas talvez você esteja se perguntando por que a água está subterrânea e não exposta? A resposta é dada pela Nasa, a agência explica que há pouca pressão de ar na atmosfera, fazendo com que a água passe do estado sólido para o gasoso ao ser exposta.

Fonte: Nasa

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

TUDO que o NVIDIA BROADCAST consegue fazer!