Governo dos EUA pode cancelar programa de drones civis por causa do uso de tecnologia chinesa
Créditos: Getty Images

Governo dos EUA pode cancelar programa de drones civis por causa do uso de tecnologia chinesa

Departamento do Interior diz que há um risco muito alto do governo chinês usá-los para espionagem

A decisão do Departamento do Interior dos Estados Unidos de suspender um programa de drones civis pode não ser temporária. De acordo com informações recentes, o departamento planeja interromper permanentemente o uso de quase 1.000 drones depois de determinar que há um risco muito alto do governo chinês usá-los para espionagem. 

19/12/2019 às 21:47
Artigo

Os melhores DRONES de 2019 - Veja nossos preferidos antes de ...

Mavic Mini é a sensação do momento e Mavic 2 o sonho de consumo

Fontes do Financial Times também disseram que o secretário do Interior David Bernhardt não assinou uma política oficial, mas está planejando retirar a frota da ação, com exceções para emergências como o combate a incêndios florestais e treinamento. 

Normalmente, os drones seriam usados para situações menos urgentes, como mapear terrenos e rastrear recursos.

O Departamento do Interior não respondeu a um pedido de comentário. A DJI, maior fabricante de drones comerciais do mundo, disse que, embora não tenha visto a nova política, ela está ansiosa para rever as conclusões do departamento dos EUA e apontar a "falta de provas credíveis" para apoiar uma proibição total de drones chineses.

A decisão do departamento não chega a ser uma surpresa. As Forças Armadas dos Estados Unidos pararam de usar drones da DJI em 2017 e o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos argumentou com "confiança moderada" que a empresa estava fornecendo dados críticos de infraestrutura e aplicação da lei para autoridades chinesas – mas não há evidências públicas de que isto realmente ocorreu.

Governo dos EUA pode cancelar programa de drones civis por causa do uso de tecnologia chinesa

Além disso, muitos funcionários do departamento se posicionaram contra o encerramento do programa de drones civis alegando que isto iria prejudicar atividades de drones consideradas como realmente úteis. O Serviço Geológico dos Estados Unidos tem usado drones para monitoramento agrícola, preparação para terremotos e respostas a inundações, por exemplo.

O Financial Times teve acesso a documentos mostrando que a unidade Fish and Wildlife Service do Departamento do Interior dos EUA precisou cancelar voos com foco na contagem de animais e para o monitoramento de queimadas controladas.

A menos que o Departamento do Interior possa encontrar drones fabricados nos EUA, ele teria que confiar em aeronaves tripuladas muito mais caras e arriscadas ou então abandonar completamente certos projetos.

Fonte: Engadget, Reuters, Financial Times
User img

Fabio Rosolen

TUDO que o NVIDIA BROADCAST consegue fazer!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.