Bluetooth terá melhorias significativas em qualidade sonora até 2021
Créditos: ComputerHoy

Bluetooth terá melhorias significativas em qualidade sonora até 2021

Tecnologia também deve apresentar redução drástica no consumo de energia

Podemos esperar melhorias significativas para o Bluetooth nos próximos anos, conforme informado pelo Bluetooth SIG, grupo responsável por determinar um padrão para a tecnologia, na CES 2020. Um dos destaques das promessas feitas tem relação com o áudio oferecido através da conexão, com diversos celulares perdendo conexão para fone de ouvido padrão, manter uma transferência rápida e estável será um dos objetivos. Isso será feito através de uma iniciativa chamada pelo grupo de Bluetooth LE Audio, que inclui os códigos necessários para que isso aconteça.

Sony lança no Brasil novo headphone sem
fio WH-CH510, com bateria de até 35 horas

Além de melhor qualidade de maneira geral no áudio, será adicionado suporte a deficientes auditivos e permitirá a transmissão de áudio para diversos remetentes ao mesmo tempo. Outro detalhe que pode ter um impacto significativo na utilização dos smartphones é a adesão do codec LCE, Low Complexity Communication Codec, que promete diminuir drasticamente o consumod de energia dos aparelhos utilizando bluetooth, além de oferecer melhorias na qualidade dos sons reproduzidos. Grande parte dos dispositivos atualmente utilizam o codec SBC (Sub Band Codec), que oferece má qualidade conexão, há ainda outros que utilizam a AptX da Qualcomm.Como explica o The Verge, o codec SBC aumenta muito o bitrate para conseguir transferir sons com mais qualidade, algo que aumenta drasticamente o consumo de energia. O Bluetooth SIG realizou testes e constatou que os usuários preferem o novo codec LC3, mesmo utilizando bitrates significativamente menores.

Segundo o grupo, as melhorias devem chegar na primeira metade de 2020, o que deve significar que os aparelhos que conseguirão se beneficiar das aplicações começarão chegar a partir de 2020. Para quem é entusiasta de áudio, pode ser interessante conhecer o FiiO M15, smartphone feito especialmente para reproduzir áudio em alta qualidade, que não abandona o conector padrão e oferece outros.

Fonte: The Verge

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.