Intel anuncia padrão Thunderbolt 4 com a mesma velocidade do Thunderbolt 3
Créditos: Wikimedia Commons

Intel anuncia padrão Thunderbolt 4 com a mesma velocidade do Thunderbolt 3

Nova versão da interface chegará junto com a família Tiger Lake de processadores

A Intel anunciou que está desenvolvendo a tecnologia de interface Thunderbolt 4, mas também confirmou que ela não irá trazer melhorias de desempenho em relação à geração anterior. O novo padrão foi mencionado durante o anúncio da família de processadores para notebooks e dispositivos mobile da linha Tiger Lake.

08/01/2020 às 16:42
Notícia

Huami anuncia Amazfit Bip S com novos recursos e autonomia de...

Smartwatch foi mostrado na CES 2020 com destaque em seu design e variedade de cores

Essas CPUs virão com um acelerador dedicado para inteligência artificial e com gráficos integrados Intel Xe, assim como trazendo suporte para a nova geração de conectores externos da fabricante norte-americana: o Thunderbolt 4.

A empresa não divulgou muita coisa sobre a sua nova tecnologia, mas eles disseram que a interface de nova geração será quatro vezes mais rápida que o USB 3.1. Só que a geração mais recente do USB tem 10Gbps de largura de banda.

Fonte: Intel

Isso significa que o Thunderbolt 4 terá velocidade máxima de transferência de dados de 40Gbps – que é exatamente o mesmo desempenho que já está disponível com o Thunderbolt 3. Ao menos a nova geração de tecnologia de conectores da Intel virá com o mesmo plug utilizado no USB Tipo-C – o que já acontecia com o Thunderbolt 3, então nenhuma novidade por aí também.

Como aponta o site GSMArena, não ficou claro se o Thunderbolt 4 terá suporte para o padrão de comunicação PCI-Express 4.0 ou não. A geração anterior da tecnologia vinha com suporte apenas para o PCIe 3.0.

É interessante notar também que o futuro padrão USB 4 será amplamente baseado no Thunderbolt 3. Portanto, ele terá a mesma velocidade de transferência de arquivos que o Thunderbolt 4.

Além disso, o USB não cobra royalties, o que significa que ele deverá ser adotado de maneira mais ampla que a solução da Intel. O Thunderbolt é mais comumente encontrado em computadores fabricados pela Apple.

Via: GSMArena Fonte: Intel
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Novo clipe

Novo clipe "Stupid Love" de Lady Gaga foi filmado com um iPhone 11 Pro

A cantora Selena Gomez também já usou o aparelho da Apple para gravar vídeos


Suposto Huawei P40 Pro aparece em hands-on antes de lançamento oficial

Suposto Huawei P40 Pro aparece em hands-on antes de lançamento oficial

Smartphone deverá ser lançado apenas no dia 26 de março


Custo de produção do Xiaomi Mi 10 é estimado em US$ 440

Custo de produção do Xiaomi Mi 10 é estimado em US$ 440

Estimativa foi feita com Mi 10 de 12 GB + 256 GB


Samsung Galaxy Buds+ fica mais estável através de primeira atualização de firmware

Samsung Galaxy Buds+ fica mais estável através de primeira atualização de firmware

Update conserta problema de ruído branco de fundo que alguns usuários estavam enfrentando


Vendas do Xiaomi Mi 10, Mi 10 Pro e Redmi 9 devem começar março

Vendas do Xiaomi Mi 10, Mi 10 Pro e Redmi 9 devem começar março

Fontes relacionadas à indústria mobile vazaram lançamento na Índia