Intel anuncia padrão Thunderbolt 4 com a mesma velocidade do Thunderbolt 3
Créditos: Wikimedia Commons

Intel anuncia padrão Thunderbolt 4 com a mesma velocidade do Thunderbolt 3

Nova versão da interface chegará junto com a família Tiger Lake de processadores

A Intel anunciou que está desenvolvendo a tecnologia de interface Thunderbolt 4, mas também confirmou que ela não irá trazer melhorias de desempenho em relação à geração anterior. O novo padrão foi mencionado durante o anúncio da família de processadores para notebooks e dispositivos mobile da linha Tiger Lake.

08/01/2020 às 16:42
Notícia

Huami anuncia Amazfit Bip S com novos recursos e autonomia de...

Smartwatch foi mostrado na CES 2020 com destaque em seu design e variedade de cores

Essas CPUs virão com um acelerador dedicado para inteligência artificial e com gráficos integrados Intel Xe, assim como trazendo suporte para a nova geração de conectores externos da fabricante norte-americana: o Thunderbolt 4.

A empresa não divulgou muita coisa sobre a sua nova tecnologia, mas eles disseram que a interface de nova geração será quatro vezes mais rápida que o USB 3.1. Só que a geração mais recente do USB tem 10Gbps de largura de banda.

Fonte: Intel

Isso significa que o Thunderbolt 4 terá velocidade máxima de transferência de dados de 40Gbps – que é exatamente o mesmo desempenho que já está disponível com o Thunderbolt 3. Ao menos a nova geração de tecnologia de conectores da Intel virá com o mesmo plug utilizado no USB Tipo-C – o que já acontecia com o Thunderbolt 3, então nenhuma novidade por aí também.

Como aponta o site GSMArena, não ficou claro se o Thunderbolt 4 terá suporte para o padrão de comunicação PCI-Express 4.0 ou não. A geração anterior da tecnologia vinha com suporte apenas para o PCIe 3.0.

É interessante notar também que o futuro padrão USB 4 será amplamente baseado no Thunderbolt 3. Portanto, ele terá a mesma velocidade de transferência de arquivos que o Thunderbolt 4.

Além disso, o USB não cobra royalties, o que significa que ele deverá ser adotado de maneira mais ampla que a solução da Intel. O Thunderbolt é mais comumente encontrado em computadores fabricados pela Apple.

Continua após a publicidade
Via: GSMArena Fonte: Intel
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.