Mercedes-Benz apresenta Vision AVTR, carro do futuro inspirado no filme Avatar
Créditos: Photography by Vjeran Pavic / The Verge

Mercedes-Benz apresenta Vision AVTR, carro do futuro inspirado no filme Avatar

As luzes do veículo alteram de acordo com a respiração do motorista

A Mercedes-Benz apresentou durante a CES 2020 um carro inspirado no filme Avatar, o nome do veículo é Vision AVTR e contou com a ajuda de James Cameron, diretor do longa, no projeto. Começando pelo design, o carro tem rodas bastante atípicas e foram desenhadas a partir das sementes das árvores, segundo a Mercedes.

O AVTR tem também 33 escamas na parte traseira do veículo que poderiam ser utilizadas para a comunicação com pessoas e veículos de fora do carro. Como é um carro-conceito com foco em tecnologia e design, a ideia é apresentar diferentes implementações tecnológicas em que ele teria uso sem que elas tenham sido instaladas.

Russos criam "versão caseira" do Tesla
Cybertruck: assista ao vídeo da montagem!

Ele não tem volante, por exemplo, já que, na teoria, seria totalmente autônomo. O controle do carro é feito através de um painel que pede a ativação pela mão, os assentos também vibrariam de acordo com o batimento cardíaco do dono quando a mão estivesse conectada. Reforçando essa característica de inspiração no longa-metragem Ola Källenius, presidente da empresa-mãe da Mercedes-Benz Daimler, disse no palco na noite de segunda-feira que é este é um exemplo de como homem e máquina podem "literalmente se fundir".

A Mercedes-Benz também comentou a capacidade do veículo de detectar quando uma família está a bordo, pensando em maneiras de se adaptar, oferecendo, por exemplo, monitoramento dos filhos através do painel. Os bancos de trás teriam acesso a jogos em realidade aumentada com foco em aprendizagem e com uma linguagem amigável para as crianças.

As baterias do veículo utilizam grafeno e seu interior é feito de plásticos reciclados e material sintético vegano, pequenos passos para demonstrar a preocupação da empresa que se comprometeu a diminuir poluentes nos próximos anos. Dessa forma, o carro conceito serve para mostrar como a empresa se posiciona no mercado para o futuro e como ela enxerga as possibilidades tecnológicas.

Via: The Verge

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.