Planeta descoberto pela Nasa tem o tamanho da Terra e está em zona habitável
Créditos: Nasa/AFP

Planeta descoberto pela Nasa tem o tamanho da Terra e está em zona habitável

Planeta foi encontrado através do satélite TESS e nomeado TOI 700 d

A Nasa descobriu um planeta que pode ter condições atmosféricas semelhantes as do planeta Terra, a agência espacial norte-americana utilizou o satélite TESS para verificar a posição do chamado "TOI 700 d", confirmando que está em uma zona habitável. Como o planeta está a uma distância intermediária de sua estrela, isso significa que pode ter água em estado líquido, essencial para a vida como conhecemos.

Quase! Meteoro "King Kong" passou
bem perto da Terra no dia de Natal

Paul Hertz, diretor de astrofísica da Nasa comenta que o satélite TESS foi projetado e lançado especificamente para encontrar planetas do tamanho da Terra e em órbita de estrelas próximas. Segundo nota emitida pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa durante uma conferência de inverno de Astronomia no Havaí, apesar de estar a 100 anos-luz daqui, o TOI 700 d está a uma distância considerada relativamente curta e próxima da Terra.

No mesmo sistema solar de TOI 700 d foram encontrados outros planetas mais próximos da estrela em sua órbita, TOI 700 c e TOI 700 b são menos habitáveis para nós teoricamente. Para entender as condições de cada planeta, o satélite observou a órbita de cada um deles por 11 meses. Segundo a Nasa, todos os planetas neste sistema têm sempre uma face virada para a estrela do sistema.

O principal ponto de destaque é que o planeta está no que a Nasa chama de "Zona Habitável", uma definição que segue parâmetros científicos para determinar se o planeta tem a órbita a uma distância segura do seu sol. Para fazer isso, a agência utiliza uma telescópio dedicado, conhecido como Spitzer, ele faz a leitura de diversas condições e determina se é ou não habitável. A partir deste processo, a Nasa começa a criar modelos do planeta listado e investigar outras propriedades, como a atmosfera e principais composições.

Fonte: Nasa

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

TUDO que o NVIDIA BROADCAST consegue fazer!