TikTok pode adicionar funcionalidade de DeepFake em breve [Rumor]
Créditos: TechCrunch/Reprodução

TikTok pode adicionar funcionalidade de DeepFake em breve [Rumor]

Função permitiria a troca de rostos em vídeos da galeria do celular

Segundo o site TechCrunch, a ByteDance, dona do TikTok, tem uma funcionalidade de Deep Fake criada e estuda a implementação no aplicativo de vídeos curtos. O aplicativo Douyin, também da ByteDance, pode ser outro a receber uma atualização em breve com o modo que troca o rosto de pessoas através de fotos. Segundo o site, nos códigos a função aparece como "Face Swap", mas apesar de parecer familiar, este seria uma método mais aprofundado, exigiria um escaneamento da face do usuário em diferentes ângulos criando um registro. Após escanear o rosto também seria possível escolher um vídeo para colocar o rosto por cima do de outra pessoa.

O vídeo passa por um processamento unindo a imagem ao vídeo e em seguida entrega a versão da gravação com o novo rosto. Caso seja liberada, esta funcionalidade pode trazer compartilhamentos realmente interessantes e divertidos, mas também gera dúvidas sobre as faces registradas no banco de dados do aplicativo. Além disso, pode criar um onda de pessoas fingindo ser quem não são e até compartilhando desinformação.  O TechCrunch comenta que o app coloca uma marca d'água grande no vídeo gerado para que fique perceptível que apenas um compartilhamento na rede social, mas isso não garante que uma simples edição remova.

Google cria base de dados com 3 mil
deepfakes para ajudar a combatê-los

De qualquer forma, cedo ou tarde teremos que passar pela adaptação a esta tecnologia, que cresce rapidamente e tem chamado atenção. O grande diferencial está na qualidade com que os efeitos são produzidos, quanto mais realista mais surpreendente. Nesse sentido, um aplicativo que tem se popularizado, mesmo com alertas de privacidade, é o Zao, ele basicamente faz o que promete a nova funcionalidade prevista para o TikTok e com bastante precisão. Confira abaixo como funciona o app.

Fonte: TechCrunch
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

TUDO que o NVIDIA BROADCAST consegue fazer!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.