Sensores DJI Livox padrão Lidar chegam custando 5% do valor de atuais concorrentes
Créditos: DJI

Sensores DJI Livox padrão Lidar chegam custando 5% do valor de atuais concorrentes

Tecnologia promete baratear o mercado de carros e outros dispositivos autônomos, robótica e mais

A fabricante chinesa DJI decidiu entrar de vez no mercado de sensores Lidar (Light Detection And Ranging) mainstream com a apresentação de dois novos produtos para esse segmento do mercado - os sensores Horizon e Tele-15. Eles utilizam a tecnologia de escaneamento Livox, que promete um melhor desempenho e apenas uma pequena parcela do preço normalmente cobrado por sistemas tradicionais de Lidar. A promessa da DJI é de que será possível implementar cinco unidades do Horizon juntas, para ter uma cobertura de 360º, com apenas 5% do custo de um Lidar mecânico de 64 linhas.

02/01/2020 às 11:50
Notícia

Novo Firmware do drone DJI Mavic Mini libera GEO zonas

O firmware vem com o número de versão 01.00.400.

Os Lidar são sensores remotos ativos que oferecem um método direto de captura de dados. Eles são colocados em plataformas tripuladas ou não e emitem feixes de laser na faixa infravermelho para modelar a superfície de um local tridimensionalmente. Essa técnica é usada principalmente em levantamentos topográficos e uma de suas vantagens é não ser afetada pela falta de luminosidade nem outras variáveis.

Com seus novos lançamentos, a DJI busca popularizar tecnologias que são possibilitadas por esses sensores: robótica mobile, cidades inteligentes, mapeamento e ainda o setor de dispositivos autônomos. O Horizon e o Tele-15 são sensores lidar de alto desempenho projetados para aplicações em carros com direção autônoma das classes L3 e L4, por exemplo.

Fonte: DJI

Os sensores do tipo Livox utilizam um padrão de escaneamento diferente das tecnologias mecânicas tradicionais. Eles vão detectando o ambiente ao seu redor através de um padrão no formato de flor, que vai criando uma imagem cada vez mais completa e fiel conforme o tempo passa.

Isso diminui o risco de pontos cegos, que são uma ocorrência relativamente comum na tecnologia Lidar tradicional. Fazer com que quase 100% do campo de visão seja detectado é uma das coisas que custam mais caro nos sensores Lidar mecânicos e, ao utilizar usa técnica em forma de flor, a tecnologia Livox diminui consideravelmente o custo de produção.

Continua após a publicidade

Livox Horizon

O DJI Horizon tem uma faixa de detecção de 260 metros, com um campo de visão horizontal (HFOV) de 81,7º. Isso seria o suficiente para cobrir quatro faixas de estrada numa distância de dez metros.

Essa taxa de cobertura pode ser comparada com o que é oferecido por um Lidar mecânico de 64 linhas com um tempo de integração de 0,1 segundo. Novamente, o uso de cinco unidades Horizon permite uma cobertura total de 360° e custa apenas 5% de um lidar mecânico de 64 linhas.

Ao utilizar essa tecnologia em milhares de carros de uma frota de táxis robóticos, por exemplo, essa economia vai se potencializando.

Livox Tele-15

Já o Tele-15 foi desenvolvido para detecção avançada de longa distância. Ele pode "achar" um objeto a até 500 metros de distância e promete escanear 99,8% da área dentro do seu campo de visão circular de 15° a 0,1s - números que superam os lidar mecânicos de 128 linhas disponíveis no mercado atualmente. 

Para dar uma ideia prática do que esse sensor poderia fazer: com ele, os carros autônomos poderiam identificar objetos estranhos com bastante antecedência, aumentando o tempo de reação mesmo em altas velocidades e evitando acidentes.

Mais de 2.900 unidades de sensores Livox lidar foram testadas para uso em várias condições ambientais. Além disso, eles podem ser utilizados em diversas plataformas, pois o Livox SDK suporta vários sistemas operacionais, como Linux, Windows, ROS e linguagens de desenvolvimento como C, C ++ e Python.

"Através da nossa tecnologia, esperamos ser o catalisador para a rápida adoção do Lidar em indústrias de rápido crescimento como as de direção autônoma, de robótica mobile, de mapeamento, de topografia e mais."Comunicado oficial da DJI.

O Livox Horizon estará disponível a partir de amanhã, 7 de janeiro de 2020, e o Tele-15 chegará no segundo trimestre de 2020. O primeiro será vendido por US$ 999, enquanto o segundo aumenta para US$1.499. Em pequenas quantidades, os sensores poderão ser comprados na loja online da DJI. 

Continua após a publicidade
Via: Drone DJ
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.