Drone Karma da GoPro não está mais decolando por problemas no GPS [+UPDATE]
Créditos: TecStudio

Drone Karma da GoPro não está mais decolando por problemas no GPS [+UPDATE]

O drone já não é mais comercializado, mas os usuários ainda sofrem com os problemas

Atualização 07/01/2020 - A GoPro lançou uma atualização que corrige o problema e torna possível levantar voo novamente com os drones da linha Karma, então se vocês é um dos raros usuários desse drone, que saiu de linha e teve a maioria de suas unidades recolhidas do mercado, pode fazer a atualização para utilizar o drone.


A GoPro tentou entrar no mercado de drones com o seu modelo Karma, que foi descontinuado depois de apresentar diversos problemas. Aparentemente os erros continuam a aparecer. Os proprietários da aeronave não estão conseguindo fazer a decolagem, graças a um problema no GPS que não permite que ele voe. A empresa já afirmou em seu Twitter que está trabalhando em uma atualização para resolver o problema.

O novo erro começou a aparecer nos primeiros dias de 2020. Os donos do Karma começaram a relatar em suas contas do Twitter que não estavam conseguindo fazer a decolagem com o seu drone. Eles informam que há um erro no GPS e mesmo com a função desligada, o equipamento apresenta uma mensagem de erro e não permite o início do voo.

Pelo Twitter um usuário pergunta para a GoPro "Você pode por favor me avisar quando uma correção for emitida para resolver o problema dos GPS dos Karma. Obrigado" e a empresa responde informando que "Definitivamente nós publicaremos uma atualização assim que recebermos uma resposta da nossa equipe de produtos. Obrigado pela sua paciência e compreensão."

Segundo o site The Verge, o erro ocorre por um problema de rolagem. Isso é causado pelo sistema de GPS contarem semanas usando um parâmetro de dez bits. Assim, as semanas devem voltar a contar do zero quando alcançam o número 1.024. Como a primeira contagem começou em 6 de janeiro de 1980 a primeira reinicialização ocorreu em 21 de agosto de 1999, e a próxima irá ocorrer em 6 de abril deste ano.

Já é esperado que quando a rolagem ocorre, os dispositivos mais antigos precisem redefinir sua data, o que pode fazer com que os dados de navegação sejam corrompidos. Como o GPS depende de dados precisos de tempo para operar, cada nanossegundo que o relógio está fora do ar faz com que ocorra erros de localização. Possivelmente foi o que ocorreu com o Karma com a virada de ano.

01/09/2019 às 18:32
Notícia

Uma viagem com muitos gadgets de fotografia para a Islândia, ...

Canon 5D Mark III e 5D Mark IV, lentes, Mavic 2 Pro, Huawei P30 Pro, Hero7 Black, OSMO Pocket e mais

Esse não é o único erro que os usuários do drone da GoPro enfrentaram. Diversas unidades do Karma caíram do céu repentinamente, em pleno voo. Isso acontecia devido a um problema com o encaixe da bateria, que não era perfeito e causava erros. A empresa recolheu as unidades defeituosas, corrigiu o problema e lançou novamente no mercado. Como é esperado, isso causou um enorme prejuízo. Apesar da empresa nunca ter divulgado o número de vendas de seus drones, especula-se que devido aos problemas elas não foram muito bem sucedidas.

A empresa demitiu todos os funcionários envolvidos no projeto Karma e anunciou que não iria mais investir no mercado de Drones. Portanto o update está sendo feito por uma equipe que não é especializada nos dispositivos. Como informado pela GoPro em seu tweet, os responsáveis pelo update está sendo a equipe de produtos.

Ainda não há uma data para o lançamento do firmware. É possível ainda que ele demore um tempo até chegar para todos os dispositivos vendidos ao redor do mundo. Até que isso não seja resolvido, os usuários não vão poder usar os seus drones.

Via: WCCFTech, TheVerge
User img

Ana Luiza Pedroso

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

O Media Mod com seu microfone para a GoPro Hero 8 Black é ideal para vloggers

O Media Mod com seu microfone para a GoPro Hero 8 Black é ideal para vloggers

O microfone shotgun acoplado melhora muito a qualidade do áudio captado