Primeiro escritório do mundo feito totalmente por impressora 3D fica em Dubai
Créditos: Reuters

Primeiro escritório do mundo feito totalmente por impressora 3D fica em Dubai

Obra de 250 m² utilizou mistura de plástico com cimento especial

Dubai é a primeira cidade no mundo a inaugurar uma construção feita totalmente por uma impressora 3D. De acordo com uma declaração do governo de Dubai, foi utilizada uma mistura de cimento especial na obra, e testes de confiabilidade da "massa" foram realizados anteriormente na Grã-Bretanha e na China. Agora, a cidade turística não só conta com o edifício mais alto do mundo mas também com o maior prédio feito em 3D printing.

15/04/2019 às 16:08
Notícia

Com impressora 3D, cientistas imprimem o primeiro coração a p...

O órgão impresso é do tamanho de uma cereja e foi uma experiência científica

A utilização da impressão 3D teve destaque nos últimos anos, mas sempre dedicada às pequenas criações como objetos domésticos ou de escritório. Como Dubai é umas das cidades com arquiteturas mais exóticas do mundo, não é surpresa que eles decidiram trazer a técnica da impressão 3D para a construção civil. A imagem abaixo mostra a base da obra, que vai servir como um escritório.

O escritório foi construído por muitas impressoras 3D que combinaram plásticos tradicionais com cimento especial. Como já mencionado, a integridade estrutural do edifício foi testada na Grã-Bretanha e na China antes do início da impressão em Dubai. O escritório é de um andar e tem uma área útil de 250 metros quadrados. Segundo o ministro de Assuntos de Gabinete dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Al Gergawi, "este é o primeiro edifício impresso em 3D do mundo [...] e conta com funcionários que trabalham em escritórios totalmente funcionais".

A meta é usar o 3D printing em 25% dos novos edifícios até 2030

O protótipo da construção utilizou de uma impressora de 6 metros de altura, de acordo com o ministro. O escritório em forma de arco foi construído em 17 dias e teve custo de produção de US$ 140.000. A obra será a sede temporária da Dubai Future Foundation, a empresa por trás do projeto. Sua localização é no centro da cidade, perto do Dubai International Financial Centre.

Segundo o ministro Mohamed Al Gergawi, os estudos sobre o 3D printing na área civil estimaram que a técnica poderia reduzir o tempo de construção de 50% a 70% e os custos de mão-de-obra de 50% a 80%. A estratégia de Dubai é imprimir 25% dos edifícios construídos até 2030.

Via: Tweak Town
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O fim do CANAL do RATO BORRACHUDO e o Dilema das Redes Sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.