Memórias NAND podem ficar até 40% mais caras em 2020 - É a hora para comprar!?
Créditos: Avast | A Trader Investidor

Memórias NAND podem ficar até 40% mais caras em 2020 - É a hora para comprar!?

Os motivos são vários: oferta e demanda, problemas de fornecimento, quedas de luz...

Para quem não comprou um SSD ainda ou está interessado em mais memória RAM, é melhor se apressar. Segundo fontes do DigiTimes, os preços de memória flash NAND podem aumentar até 40% em 2020. Uma pesquisa do DRAMeXchange  também aposta que a DRAM ficará até 5% mais cara já no primeiro trimestre do ano.

Para entender melhor, a memória NAND é um tipo de armazenamento que está presente na maioria dos SSDs atuais. Se o preço dela sobre, consequentemente o dos SSDs também aumenta.

25/08/2019 às 16:53
Artigo

Vale a pena comprar um SSD? SIM!!! Veja tecnologias, formatos...

NVMe, SATA, PCIe 4.0, PCIe 3.0, AHCI, HD, SSHD, comparamos todos eles em vários cenários

Ano passado foi um ótimo período para comprar esses componentes, já que tanto a DRAM quanto a NAND tiveram grandes baixas de preço. Porém, a situação vai mudar e os fatores para isso são vários: oferta e demanda, problemas no fornecimento de materiais, etc. Como um exemplo bem recente, temos o incidente que aconteceu no dia 31 de dezembro em uma das fabricas da Samsung. O local teve uma queda de luz de um minuto e ficou parado por três dias. O motivo teria sido uma falha no cabo de transmissão regional.

O acontecimento sozinho pode impactar bastante nesse mercado, já que a Samsung é a maior fabricante de memórias atualmente. Além disso, a fabricação desses produtos é muito sensível à instabilidades no fornecimento de energia, e qualquer pequeno problema pode significar lotes desperdiçados.

Os poucos segundos em que a fábrica situada em Hwaseong ficou sem luz podem resultar em um prejuízo de milhões de dólares. Para ter uma noção de tamanho, a Samsung sofreu algo parecido em 2018, com uma queda de 30 minutos e US$43,32 milhões a menos em receita. 

E além disso, temos os consoles da próxima geração. A Sony e a Microsoft já confirmaram que o PlayStation 5 e Xbox Series X, respectivamente, contarão com SSDs. Se esse aumento de preços de fato acontecer, é possível que o impacto chegue também nos videogames. Porém, aqui estamos lidando com especulações.

No último videocast do Adrenaline, comentamos um pouco sobre o mercado de SSDs em 2019. Você pode conferir esse trecho a partir dos 24 minutos:

Continua após a publicidade
Via: Adrenaline
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.