Samsung sai na frente e vai ter uma das primeiras TVs 8K certificadas pela 8K Association
Créditos: Samsung

Samsung sai na frente e vai ter uma das primeiras TVs 8K certificadas pela 8K Association

Modelo QLED atende às especificações da 8KA e confronta críticas da LG

A Samsung anunciou nessa semana que sua linha de TVs QLED 8K vai receber o certificado de aprovação a 8K Association (8KA). Isso significa que os modelos atendem aos requerimentos padrão da associação: resolução mínima de 7.680 x 4.320 (o dobro do UltraHD) e poder de brilho alcançando os 600 nits. Além disso, os modelos precisam suportar também HDMI 2.1 e o padrão HEVC, também conhecido como H.265. 

A 8K Association é uma associação entre grandes empresas de tecnologia responsáveis pela criação de produtos relativos à resolução. A ideia é criar uma padronização que garanta ao comprador que sua nova TV atende ao mínimo necessário para realmente poder ser considerada uma 8K, assim como acontece com muitas outras certificações do tipo. A própria Samsung faz parte da associação, junto com a Panasonic, a Hisense, dentre outras. 

Mas o que parece um simples certificado não chega sem uma pequena dose de polêmica. O Engadget relata que representantes da LG criticaram as TVs da Samsung durante a IFA 2019, acusando os modelos de não serem "8K de verdade". O motivo disso seria que os pixels da TV, apesar de estarem na quantidade correta, não seriam claramente diferenciáveis um dos outros, o que resultaria numa resolução um pouco abaixo do 8K.

27/12/2019 às 17:29
Notícia

TVs 8K da Samsung recebem certificação ao padrão HDMI 2.1

Versão mais recente da tecnologia oferece taxas de atualização mais altas

A LG não faz parte da 8K Association, recorrendo ao ICDM (International Committee for Display Metrology) para certificar seus próprios modelos. Ou seja, este certificado da 8KA talvez não seja o bastante para fazer a LG voltar atrás em suas críticas.

O fato é que diferentes fabricantes usam diferentes soluções tecnológicas para entregar resoluções tão elevadas em seus displays e não há um consenso universal entre os técnicos e especialistas sobre quais são as melhores opções. De todo modo, dificilmente seremos capazes de comprar uma TV 8K tão cedo e, mesmo pra quem comprar, não há quase conteúdo para aproveitar essa resolução toda.

Fonte: Engadget
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.