Turquia lança sua montadora e estreia com carro elétrico TOGG
Créditos: Engadget/Reprodução

Turquia lança sua montadora e estreia com carro elétrico TOGG

Carregador do veículo entrega 80% da carga total da bateria em 30 minutos

A Turquia, através do Grupo de Empresas Conjuntas de Automóveis da Turquia (TOGG, sigla em turco), lançou seu primeiro veículo elétrico, dando o primeiro passo para ter sua independência de fabricantes estrangeiras. O único detalhe do veículo trabalhado fora do país é o design, a empresa Pininfarina trabalhou na aparência do carro e ajudou a definir aspectos de usabilidade.

O carro será vendido em duas opções, a mais modesta conta motor com potência de 200 cavalos com tração traseira, atingindo cerca de 100km/h em 7.6 segundos e com a capacidade de percorrer até 300 quilômetros. Já a mais robusta oferece um motor duplo com potência de 400 cavalos, capaz de atingir os mesmos 100km/h em 4.8 segundos e capaz de percorrer até 482 quilômetros por recarga.

Pesquisadores desenvolvem bateria que
consegue carregar um carro elétrico em 10 minutos

Utilizando carregadores de 150kW, o veículo é capaz de atingir carga de 80% em 30 minutos. O carro também oferece navegação inteligente semi-automática de nível 2, podendo ser atualizada futuramente para o nível 3 de autonomia e daí por diante. Por dentro o carro tem um painel com uma tela para funcionalidades, além da assistente que acompanha o movimento dos olhos do motorista para garantir que o foco está sendo na direção.

Ainda não foi divulgado um preço para o veículo da TOGG, mas a empresa garante que o veículo chega em 2022 com os equipamentos necessários para recarregar o veículo. Um modelo sedan também está sendo planejado com outros modelos sendo lançados em seguida. Enquanto o lançamento evoca o orgulho nacional, também chama atenção para a situação de desigualdade da Turquia, tornando este veículo quase inacessível para a maioria dos turcos. Veja mais fotos do veículo neste endereço.

Fonte: Insideevs
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

O fim do CANAL do RATO BORRACHUDO e o Dilema das Redes Sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.