Gravidade zero pode ser a resposta para a cura do câncer, descobre cientista
Créditos: Tweaktown/Reprodução

Gravidade zero pode ser a resposta para a cura do câncer, descobre cientista

Em experimento com microgravidade, foi possível eliminar cerca de 90% das células cancerígenas de 4 cânceres

Pesquisadores descobriram que a gravidade zero pode ser efetiva contra o câncer, o trabalho realizado na Universidade de Tecnologia de Sydney, Austrália, conseguiu resultados positivo nesse experimento. Joshua Chou, engenheiro biomédico e líder da pesquisa, estuda como as células cancerígenas se encontram dentro do organismo humano e se desenvolvem formando um tumor. Ele acredita que a gravidade retira a capacidade das células de perceberem outras células cancerígenas para o agrupamento e desenvolvimento de grandes tumores.

Para testar a teoria, Chou e seu time criaram o primeiro dispositivo de microgravidade na Austrália para testar a teoria, algo que se mostrou extremamente promissor. O cientista conta que quando as células cancerígenas são expostas à condição de microgravidade, os resultados obtidos mostram que de 80 a 90 por cento das células em 4 diferentes tipos de cânceres testados foram neutralizadas. As células cancerígenas testadas são de câncer de ovário, mama, nasal e pulmões. Além disso, não foram utilizadas drogas para obter os resultados.

Evidência de DNA sugere que
 humanidade surgiu no norte de Botswana

Para levar essa pesquisa adiante, uma missão ao espaço está sendo prevista para 2020 utilizando o ônibus espacial da SpaceX, de Elon Musk. Lá serão feitos estudos mais avançados do efeito da gravidade nessas células. Outras missões com objetivos semelhantes também estão sendo marcadas, com uma para Estação Espacial da China em 2022. Como os primeiros testes foram promissores, cientistas estão confiantes de que é possível se aproximar ou até descobrir a cura para o câncer. Os cientistas irão monitorar o efeito da gravidade nas células daqui da Terra, sendo que o tempo estimado da duração dos testes é de 7 dias, após esse período as células serão congeladas e trazidas de volta ao nosso planeta.

Caso a gravidade continue se mostrando efetiva no combate ao câncer, a ideia de Chou e sua equipe não é enviar pessoas com câncer para o espaço, mas desenvolver uma droga que engane as células e façam elas se sentir como se estivessem em um ambiente com gravidade zero.

 

Fonte: BigThink
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

TUDO que o NVIDIA BROADCAST consegue fazer!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.