Evidência de DNA sugere que humanidade surgiu no norte de Botswana
Créditos: Needpix

Evidência de DNA sugere que humanidade surgiu no norte de Botswana

Primeiros Homo sapiens sapiens teriam surgido cerca de 200.000 anos atrás

Cientistas utilizaram análises de DNA para identificar o local de surgimento da humanidade e concluíram que os primeiros Homo sapiens sapiens (sub-espécie dos humanos modernos) surgiram 200.000 anos atrás na área onde hoje ficam os países de Botswana, Namíbia e Zimbábue.

20/07/2019 às 15:59

Hasselblad apresenta edição especial da câmera 907X em parcer...

Máquina fotográfica celebra 50 anos da chegada da humanidade à Lua

O estudo foi publicado na revista científica revisada por pares Nature e derruba a teoria de que o Grande Vale do Rift africano era o berço da humanidade. Segundo os pesquisadores, a análise do material genético aponta que os primeiros Homo sapiens sapiens surgiram num pântano pré-histórico chamado Makgadikgadi-Okavango, que fica ao sul do Rio Zambeze.

Para chegar a essa conclusão, foi necessário fazer uma análise de DNA mitocondrial, que também é conhecido como mitogenoma. Ele se comporta de maneira diferente do DNA nuclear, que é passado tanto pelo pai quanto pela mãe da pessoa. O material genético das mitocôndrias vem apenas da mãe, o que evita que ele seja embaralhado a cada geração.

Fonte: The Next Web

Só foi possível chegar a um local mais específico ao analisar um grupo de pessoas conhecido como KhoeSan. Trata-se do grupo étnico com maior diversidade de mitogenomas na Terra. Isso significa que eles têm o DNA mais parecido com o dos nossos ancestrais em comum – os primeiros humanos modernos.

Membros da equipe de pesquisa passaram uma década trabalhando com comunidades de KhoeSan. Eles também colaboraram com pessoas de outros grupos étnicos na Namíbia e na África do Sul. No final das contas, eles geraram dados de mitogenoma para cerca de 200 ramificações raras ou recém-descobertas de linhagens KhoeSan.

Ao juntar essas novas informações com todos os dados que já estavam disponíveis, foi possível se aproximar da base da árvore evolucionária humana. Essa análise de material genético deixou claro que os nossos ancestrais se dispersaram a partir da região logo ao sul do Rio Zambeze. Essa informação é consistente com dados geográficos, arqueológicos e climáticos.

Via: The Next Web, Tweak Town Fonte: Nature

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.