Cientistas teleportam dados entre dois chips via entrelaçamento quântico
Créditos: New Atlas

Cientistas teleportam dados entre dois chips via entrelaçamento quântico

Pesquisadores abrem caminho para comunicação mais rápida que a velocidade da luz

Cientistas da Universidade de Bristol e da Universidade Técnica da Dinamarca alcançaram teleportação de dados quânticos entre dois chips do mundo. A descoberta foi publicada na renomada revista científica Nature Physics e pode até mesmo abrir caminho para uma era onde a comunicação ocorre numa velocidade maior que a da luz – algo hoje considerado impossível por teoremas como o Não-Comunicação.

28/12/2019 às 09:19
Notícia

Xiaomi Mi 10 pode ter bateria de 4800mAh, indica rumor

Smartphone também pode vir com carregador de 66W

Para isso, tiraram vantagem de um fenômeno conhecido como entrelaçamento quântico, que faz com que duas partículas quânticas compartilhem o seu estado. Isso acontece independente do quão distantes elas estejam uma da outra, o que torna essa uma técnica promissora para as comunicações.

"Nós fomos capazes de demonstrar uma ligação de entrelaçamento de alta qualidade entre dois chips no laboratório, onde os fótons de cada um deles compartilhavam um único estado quântico. Cada chip então foi totalmente programado para executar uma série de demonstrações que usam o entrelaçamento".
Dan Llewellyn, pesquisador da Universidade de Bristol

Mesmo que as partículas em questão estejam a anos-luz de distância, os efeitos do entrelaçamento ainda poderiam ser medidos de maneira instantânea. Caso seja possível reproduzir esse experimento em distâncias maiores, daria para alcançar uma comunicação acima da velocidade da luz.

Algo que, no momento, é considerado impossível segundo as teorias mais aceitas no campo da física quântica. Exatamente por isso que o fenômeno do entrelaçamento quântico foi considerado como uma "ação fantasmagórica à distância" pelo físico alemão Albert Einsten. Para ele, trata-se de um evento impossível, ao menos segundo as leis da mecânica quântica ortodoxa.

"A principal demonstração foi a de um experimento de teleportação entre dois chips, onde o estado quântico individual de uma partícula é transmitido através de dois chips depois que uma medição quântica é realizada. Essa medição se aproveita do estranho comportamento da física quântica, que, ao mesmo tempo, faz colapsar a ligação de entrelaçamento e transfere o estado da partícula para outra partícula que está no chip receptor".
Dan Llewellyn, pesquisador da Universidade de Bristol

Via: Tom's Hardware Fonte: Nature
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Morre Larry Tesler, o criador do

Morre Larry Tesler, o criador do "Ctrl+C" "Ctrl+V"

Cientista da computação viveu até os 74 anos e já trabalhou na Apple


Samsung vai fabricar chips de 5G de nova geração da Qualcomm em 5nm

Samsung vai fabricar chips de 5G de nova geração da Qualcomm em 5nm

Com o nome de Snapdragon X60, novo modem deverá ter parte da produção feita pela TSMC


Tesla no Brasil? Ministro estaria negociando fábrica

Tesla no Brasil? Ministro estaria negociando fábrica

Vinda da empresa para cá coincidiria com lei que beneficia veículos elétricos no país


Estados Unidos podem bloquear fornecimento de chips para a Huawei

Estados Unidos podem bloquear fornecimento de chips para a Huawei

As autoridades estadunidenses alterariam a Regra de Produto Direto Estrangeiro para fazer isso


Asus e Samsung se destacam nos iF Design Awards 2020

Asus e Samsung se destacam nos iF Design Awards 2020

Premiação é considerada o Oscar do Design e é julgada por jurados especializados