Veja imagens e vídeos incríveis do eclipse solar com anel de fogo
Créditos: REUTERS/Hamad I Mohammed

Veja imagens e vídeos incríveis do eclipse solar com anel de fogo

Fenômeno aconteceu dia 26 e não pôde ser acompanhado do Brasil

Um eclipse solar anular aconteceu nesta quinta-feira, dia 26 de dezembro, e, como resultado do fenômeno natural que alinha a Terra, Lua e Sol, um "anel de fogo" pôde ser visto no céu. O evento foi apreciado por moradores da Ásia, África e Austrália, mas ficou invisível ao Brasil.

Moradores dos países: Índia, Sri Lanka, Cingapura, Malásia, Brunei, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Omã, Sumatra e Qatar conseguiram acompanhar o eclipse de forma completa, enquanto outros lugares das regiões citadas acima (África, Austrália e Ásia) tiveram uma visão parcial. 

Confira abaixo imagens e vídeos incríveis do eclipse solar:


Eclipse em Bangkok / REUTERS/Soe Zeya Tun

Eclipse na Indonésia / REUTERS/Willy Kurniawan

Eclipse em Cingapura / REUTERS/Tim Chong

Eclipse em Abu Dhabi / Fotos: REUTERS/Christopher Pike

16/07/2019 às 14:50
Notícia

Vídeo feito com o drone DJI Mavic 2 mostra eclipse solar no C...

Imagens são surpreendentes e dá exemplo de criatividade na utilização dessas aeronaves

Por que o anel de fogo apareceu no céu?
O eclipse solar anular é um fenômeno um pouco diferente do eclipse solar total ao qual todos estamos acostumados. No caso do fenômeno anular, a Terra, a Lua e o Sol se alinham no espaço, fazendo com que a Lua "tape" o Sol em relação à Terra. Mas por causa da grande distância entre os astros, a Lua não consegue cobrir o Sol por completo no espaço, deixando assim as "bordas" do Sol em torno de sua circunferência. Por isso é formado um círculo de fogo no céu.

No eclipse solar total, a distância entre os astros é menor, fazendo com que a Lua cubra toda área visível do Sol. O próximo eclipse solar anular acontece em 21 de junho de 2020, mas não estará visível para moradores do Brasil. Por aqui, só poderemos acompanhar o fenômeno em 26 de janeiro de 2028.

Via: G1, CNet
User img

Mariela Cancelier

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.