Teslasuit Glove permite que os usuários sintam as texturas de objetos virtuais
Créditos: Teslasuit

Teslasuit Glove permite que os usuários sintam as texturas de objetos virtuais

Com ela também é possível coletar dados biométricos.

A Teslasuit, conhecida por seu traje de sensação tátil de corpo inteiro, está produzindo uma luva que permite que os usuários sintam texturas virtuais e coletem dados biométricos. A luva foi batizada como Teslasuit Glove e será apresentada oficialmente durante a CES 2020 em janeiro. A meta da empresa é que a luva chegue ao mercado já no segundo semestre de 2020.

09/08/2019 às 22:22
Notícia

Teslasuit é o nome do traje VR que simula sensações táteis du...

A roupa também permite que o seu usuário sinta calor, frio e até mesmo vento e água

Assim como o traje Teslasuit, a Teslasuit Glove é voltada para treinamento, reabilitação médica e outras aplicações profissionais. Ele combina várias tecnologias diferentes para criar simultaneamente a impressão de tocar e segurar objetos, capturar o movimento das mãos dos usuários, monitorar o pulso e outras informações biométricas. As luvas podem ser conectadas ao traje da empresa via Wi-Fi para oferecer captura de movimento do corpo inteiro do usuário ou feedback tátil para a realidade virtual.

A Teslasuit é uma das muitas empresas com foco nesta área que surgiram durante a crescente popularização da realidade virtual nas últimas duas décadas. O traje da empresa foi lançado na plataforma Kickstarter em 2016, mas ela acabou cancelando a campanha de financiamento coletivo e anunciando seu primeiro produto em 2018. 

Desde então, a empresa demonstrou potenciais aplicações do traje no treinamento de astronautas, simulação de evacuação de emergência e outros cenários. Os criadores não descartaram possibilidades de seu uso para jogos e entretenimento, como no filme Ready Player One, mas seu preço alto (cerca de US$ 5.000) pode ser um problema para quem quer ter um destes em casa.

Teslasuit Glove permite que os usuários sintam texturas virtuais

A nova Teslasuit Glove competirá com soluções existentes de empresas como a Manus VR e HaptX. Embora ela não ofereça o mesmo tipo de sensação tátil mais preciso que você pode obter a partir de um dispositivo como a luva da Haptx, a solução da Teslasuit se destaca por oferecer uma variedade de recursos.

As luvas da Teslasuit incluem capacidades básicas de sensação tátil e força: uma matriz de nove eletrodos em cada dedo produz a sensação de tocar em uma superfície inexistente, enquanto um exoesqueleto de plástico cria resistência e vibração para simular a interação com objetos sólidos.

Teslasuit Glove permite que os usuários sintam texturas virtuais

Além disso, as luvas capturam o movimento do pulso e dos dedos do usuário. Elas também incluem um oxímetro de pulso que reúne informações como a frequência cardíaca do usuário - o que pode ajudar indiretamente a medir o estresse e outras reações físicas às experiências. Neste ponto as luvas possuem características similares às do traje Teslasuit, que reúne dados biométricos e de movimento e simula a sensação física com estimulação elétrica.

Os presentes na CES 2020 poderão conferir o traje Teslasuit, mas as luvas não estarão disponíveis para testes porque ainda estão passando por uma avaliação de segurança.
 

Fonte: The Verge
User img

Fabio Rosolen

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.