Quase! Meteoro
Créditos: Portal Vigília | Entreter-se

Quase! Meteoro "King Kong" passou bem perto da Terra no dia de Natal

A rocha tinha até 28 metros de diâmetro e estava se movendo a 19.800 km/h

O ano está quase no fim, mas todos nós terráqueos poderíamos ter recebido um presente bem grande e assustador no dia de Natal . De acordo com os dados da Nasa, o meteoro chamado 2019 YB1 estava "programado" para passar bem perto da Terra por volta das 11h41 do dia 25 de dezembro.

Pelas estimativas da agência espacial, o 2019 YB1 tinha de 13 a 28 metros de diâmetro. Caso esteja se perguntando o quão grande é isso, temos um exemplo: convertendo o maior diâmetro em valor de circunferência, o tamanho fica entre 40 e 88 metros. Para quem gosta de filmes, o maior King Kong que já apareceu no cinema tinha 100 metros

O meteoro passou a cerca de  993.000 milhas de nosso planeta, o que se converte em 1.598.078,6 quilômetros. Ele estava se movendo a 12.303mph (milhas por hora) ou algo bem próximo dos 19.800 km/h. Mesmo que isso pareça distante para caramba, a Nasa diz que essa "visita" se enquadra como uma abordagem próxima.

Porém,  as chances da rocha atingir o nosso planeta eram bem baixas. A agência espacial dos Estados Unidos descobre cerca de 30 novos "Objetos Próximos à Terra" (NEOs) semanalmente e, no início de 2019, seu catálogo já contava com mais de 19.000 registros. No entanto, esse levantamento ainda não está completo, e a agência deixa isso bem claro.

13/12/2019 às 11:42
Notícia

SpaceX vai levar maconha para a Estação Espacial Internacional

Cientistas querem estudar os efeitos da microgravidade nas plantas da espécie Cannabis

“Especialistas estimam que o impacto de um objeto do tamanho daquele que explodiu em Chelyabinsk, na Rússia, em 2013 - com aproximadamente 17 metros - ocorre uma ou duas vezes por século.  Impactos maiores devem ser muito menos frequentes (na escala de séculos a milênios). No entanto, dada a atual incompletude do catálogo NEO, um impacto imprevisível pode ocorrer a qualquer momento.” - Nasa.

Via: mirror.co.uk
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.