O ano está acabando, mas ainda dá tempo para ver algumas coisas diferentes, a novidade é um robô aspirador capaz de voar para para ir até um lugar mais alto continuar sua limpeza. Robôs de limpeza detectam colisão e param em limites para não cair ou ter algum problema, o que pode não ser interessante em alguns casos, se você quer que o segundo andar seja limpo, por exemplo, precisa pegar ele na mão e levá-lo até em cima pelas escadas. Peter Sripol, YouTuber Engenheiro, compartilha no seu canal algo que pode mudar a maneira como vemos estes gadgets, ele acoplou hélices em um modelo de robô aspirador, tornando-o capaz de "driblar escadas".
Foram três hélices instaladas ao redor do corpo do robô, e o resultado foi muito mais curioso do que prático, apesar de garantir que você consiga levar o gadget para um cômodo mais alto com um controle remoto. Para começar, o voo não é autônomo, você precisa ficar de olho nele pelo menos durante o voo, o que não é surpreendente, voos autônomos de qualidade são feitos atualmente por drones com tecnologias avançadas.
MIT mostra teste de nove de seus robôs
Mini Cheetah em novo - e curioso - vídeo
Os componentes também não são baratos, fora o robô aspirador que ficou na casa do U$50, as peças custaram U$200, cerca de U$800. Mesmo com os problemas de algo feito de maneira improvisada, mostra que para um futuro não tão distante assim, esse tipo de gadget pode ser realmente útil e ocupar nossas casas. Quem sabe algo mais avançado pode deixar nossa casa arrumada sem precisarmos fazer grandes esforços, seria a realização do sonho de muita gente.
Robôs estão cada vez mais inteligentes e pesquisas indicam que nós brasileiros confiamos mais neles no ambiente de trabalho do que outros parceiros, algo que indica o quanto estamos abertos a aceitar as máquinas no dia a dia. Leia mais na notícia.
Fonte: PeterSripol