Apple estaria desenvolvendo satélite para se tornar independente das operadoras
Créditos: ESA - Modificada

Apple estaria desenvolvendo satélite para se tornar independente das operadoras

Equipe secreta da empresa pode estar por trás da tecnologia

A Apple pode estar trabalhando em um projeto secreto para lançar um satélite próprio e se tornar independente das operadoras de telefonia móvel. De acordo com as informações do Bloomberg, a empreitada ainda está em estágios iniciais, mas a firma já começou a contratar engenheiros espaciais e outros especialistas na área.

De acordo com o site, a iniciativa é feita por um "grupo ultrassecreto" da empresa e pretende entregar resultados em até cinco anos. O satélite da Apple pode ser utilizado para entregar conexão de internet diretamente para os dispositivos da marca, sem a necessidade de uma operadora. 

11/09/2019 às 19:29
Artigo

Opinião: o iPhone 11 é o fim da Apple como inovadora nos smar...

Novidades já estavam presentes no Android, e empresa ficou devendo apresentar algo novo

Segundo apontam as fontes, o time secreto está sendo liderado por Michael Trela e John Fenwick, que já trabalharam na Skybox Imaging. A empresa, que hoje faz parte da Google, é especializada em tecnologias de imagem via satélite. De acordo com o Bloomberg, a equipe deve cuidar do planejamento e execução, enquanto o hardware do satélite pode ser fornecido por uma firma terceirizada.

Apesar de promissor, o trabalho feito pela divisão ainda está em tom experimental, segundo as fontes da Bloomberg, e pode ser que a Apple acabe dando fim para a iniciativa futuramente. Ainda assim, a ideia de levar internet diretamente aos smartphones com logo da Maçã parece um caminho interessante a ser seguido pela Apple. 


O Apple Maps pode receber melhorias com o suposto satélite da Apple. Imagem: MacMagazine

Após seguidas quedas nas vendas dos iPhones, a Apple começou a investir pesado em seu segmento de serviços, que ainda mantém crescimento. Além de continuar investindo no Apple Music, a firma lançou neste ano o Apple TV+ e até mesmo seu próprio cartão de crédito, que garante descontos para usuários na compra de produtos da marca.

Com um satélite no espaço, a companhia pode acabar tirando o poder das mãos das operadoras e também vender planos de dados próprios para seus clientes, o que deve se tornar uma nova fonte de renda estável. Além disso, a tecnologia também pode ser utilizada para melhorar soluções da empresa que envolvem geolocalização, como é o caso do app de mapas da companhia, principalmente considerando a experiência do pessoal da Skybox.

Até o momento, porém, a Apple não comentou sobre o assunto.

Fonte: Bloomberg
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

DICA: Veja como formatar o WINDOWS 10 sem PEN DRIVE [FÁCIL]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.