Broadcom lança primeiro switch de rede com 25,6 Tbps de largura de banda
Créditos: Broadcom

Broadcom lança primeiro switch de rede com 25,6 Tbps de largura de banda

Tomahawk 4 é baseado num chip de 7nm com 31 bilhões de transistores

A Broadcom lançou o Tomahawk 4, primeiro switch de rede do mercado com 25,6Tbps de largura de banda. O produto é construído em volta de um chip de 7nm, uma inovação para um mercado que inclui provedores de serviços em nuvem como Google, Microsoft e Amazon.

06/11/2019 às 12:35
Notícia

Jovem de 14 anos cria tecnologia que remove pontos cegos de c...

Uma câmera é utilizada para dar a visão do que há atrás do pilar do veículo

O processador do Tomahawk 4 possui 31 bilhões de transistores, o que faz dele um dos mais densos que a Broadcom já lançou. Ele traz grandes melhorias de desempenho em comparação com o Tomahawk 3, que alcançava 12,8Tbps de largura de banda. Para comparação, o Tomahawk 2 alcançava 6,4Tbps e o Tomahawk original chegava a 3,2Tbps.

Como aponta o site TechPowerUp, a Broadcom obteve esses números impersistentes ao posicionar 512 blocos PAM4 SerDes rodando a 50Gbps num design unificado. O switch de rede é capaz de suportar 64 portas de Ethernet com 400Gbps ou 256 portas com 100Gbps cada.

Fonte: Broadcom

A promessa da fabricante e de que o Tomahawk 4 será capaz de reduzir em 75% os custos de operação das empresas que o adotarem. Isso é possível por causa do seu menor consumo energético, assim como por causa da maior eficiência de usar apenas um aparelho para gerar 25,6Tbps. Antes, eram necessários múltiplos switches de rede para chegar esse valor. Além disso, todo processamento de telemetria é executado por quatro núcleos ARM rodando a 1GHz.

Fonte: Broadcom

Segundo representantes da Broadcom, o objetivo da firma é seguir dobrando a largura de banda dos seus switches de rede a cada dois anos. Com isso, eles esperam seguir à frente da Lei de Moore a curto e médio prazo.

Via: Toms Hardware, TechPowerUp
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.