Índice do Artigo

Mobile (seox)

Samsung está desenvolvendo sensores para captar fotos de até 144MP

Pesquisadores mostraram tecnologia com base no processo FinFET de 14nm

Samsung está desenvolvendo sensores para captar fotos de até 144MP
Créditos: WCCFTech

A Samsung apresentou durante a conferência IEDM (International Electron Devices Meeting) 2019 um novo projeto para sensores de imagens produzidas em 144MP. Para isso, a equipe usou como base o processo FinFET de 14nm. O grande desafio da empresa é fazer os seus sensores, que precisam de uma tensão relativamente alta, trabalhar bem em conjunto dos chipsets que sempre procuram usar a menor tensão possível.

Aparentemente, a empresa está investindo em produzir sensores capazes de captar cada vez mais megapixels. A Samsung já está comercializando o sensor ISOCELL Bright, que produz imagens em 108MP. O Mi Note 10 foi o primeiro smartphone a ser equipado com essa tecnologia, e é esperado que os próximos smartphones Galaxy S11 também tenham o mesmo componente, mas de forma aprimorada.

YouTube video

Durante a apresentação do novo projeto, os pesquisadores da Samsung relatam que a tecnologia FinFET de 14nm vai permitir que haja uma redução de 42% no consumo de energia. Isso para um sensor de 144MP, com captura imagens a 10fps. Em gravações de vídeos com uma leitura de 12MP de 30 até 120fps, a economia de energia pode chegar até 37%.

Apesar de que a proposta seja para aumentar a quantidade de pixel, isso não quer dizer que o tamanho dela irá ser maior também. O processo de 14nm é referente apenas aos transistores que deixam o sinal, proveniente dos pixels, amplificado. É necessário ainda outro hardware analógico e digital inserido no próprio sensor da imagem para o processamento.

Outro desafio que a equipe está enfrentando é a capacidade de tensão necessária. Os desenvolvedores dos chipsets procuram sempre reduzir o consumo de energia e o calor produzido, o que os obriga a diminuir também a sua tensão. Os sensores que captam as imagens tendem a usar 2V ou mais, algo incompatível com o que é proposto nos chips.

Esses dados foram apresentados apenas durante a IEDM. É possível saber que a Samsung está com planos para melhorar ainda mais os seus sensores, mas ainda não tem como saber quando a tecnologia será disponível. Além disso, é possível que as empresas não tenham interesse em instalar o novo componente em seus dispositivos. Sempre é importante lembrar que são projetos de pesquisa e, as informações podem ser alteradas dependendo dos testes realizados. 

Via: GSM Arena