Snapdragon 865 bate Apple A13 em testes de desempenho
Créditos: Qualcomm

Snapdragon 865 bate Apple A13 em testes de desempenho

Essa é a primeira vez em anos que a Qualcomm vence uma CPU atual da Apple

O recém-anunciado processador topo de linha Qualcomm Snapdragon 865 irá superar o System-on-a-chip (SoC) Apple A13 (do iPhone 11 e seus irmãos) em termos de desempenho, revelou o site Android Authority. A afirmação é baseada em extensivos testes dos modelos anteriores e em testes de benchmark feitos com um dispositivo de referência da Qualcomm.

13/12/2019 às 09:54
Notícia

Xiaomi Mi 10 será lançado no primeiro trimestre de 2020

Informação foi confirmada por um representante da Redmi na rede social Weibo.

Como explica Gary Sims, especialista do site, é comum dizer que a Apple está sempre duas gerações à frente dos processadores disponíveis para sistema operacional Android. Exemplo disso é o Snapdragon 855 (o topo de linha de 2018), que tem desempenho similar ao Apple A11 do iPhone 8 — uma CPU lançada em 2017.

Só que alguns fatores são responsáveis por modificar este panorama. Primeiramente, a diferença de desempenho entre o Apple A12 e o Apple A13 foi pequena, na casa dos 5%. Esses dados foram capturados com o teste de benchmarks proprietário do Android Authority, o Speed Test G. Como ele não é distribuído publicamente, não há como as fabricantes otimizarem seus smartphones para burlá-lo.

Enquanto isso, a Qualcomm foi capaz de extrair uma melhoria de 20% de desempenho em casos de uso reais. O Snapdragon 865 foi lançado no começo de dezembro de 2019, mas ainda não está em nenhum smartphone. Enquanto isso, porém, a fabricante permitiu o uso do Qualcomm Reference Device (QRD) para que as publicações fizessem seus próprios testes de benchmark.

O Speed Test GX 2.0 do Android Authority pode ser medido através do tempo levado para completar cada seção em segundos. Quanto menor esse tempo, melhor. A primeira parte, que testa a performance em CPU, levou 36,6 segundos no Snapdragon 865, enquanto o Apple A13 precisou de 40 segundos. Para referência, o Snapdragon 855 completa essa parte em 45,3 segundos.

A história é diferente quando falamos do desempenho gráfico. O iPhone 11 Pro Max ainda leva a vantagem, precisando de 14,5 segundos para completar a parte do teste que se passa no motor gráfico 3D Unity. Enquanto isso, o Qualcomm Reference Device precisou de 16,9 segundos.

Via: Android Authority
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Fortnite vai ganhar skin de Deadpool no Capítulo 2 da Temporada 2

Fortnite vai ganhar skin de Deadpool no Capítulo 2 da Temporada 2

Descubra como completar os primeiros desafios para consegui-la


Coronavírus teria feito Apple mover produção do iPad e Apple Watch para fora da China

Coronavírus teria feito Apple mover produção do iPad e Apple Watch para fora da China

Dona dos iPhones estaria fabricando produtos em Taiwan por causa de limitações relacionadas ao COVID-19


Software de segurança Microsoft Defender será lançado para iOS e Android

Software de segurança Microsoft Defender será lançado para iOS e Android

Empresa revelará mais detalhes durante a conferência de segurança RSA na próxima semana


Novos filtros de AR do Snapchat transformam o chão em lava

Novos filtros de AR do Snapchat transformam o chão em lava

Opções inéditas do aplicativo transformam o chão, podendo também deixá-lo molhado


Samsung marca evento de lançamento do Galaxy S20 e Z Flip no Brasil

Samsung marca evento de lançamento do Galaxy S20 e Z Flip no Brasil

Novos celulares chegam ao nosso país em 11 de março